sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura quer disciplinar podas de árvores

A Secretaria de Serviços Urbanos está preparando a pauta de uma reunião a ser marcada brevemente, para a qual serão convidados os podadores cadastrados ou não na prefeitura. “A intenção…

A Secretaria de Serviços Urbanos está preparando a pauta de uma reunião a ser marcada brevemente, para a qual serão convidados os podadores cadastrados ou não na prefeitura. “A intenção é disciplinar o serviço de podas que está sendo realizado de forma indiscriminada, prejudicando toda a comunidade e trazendo grandes prejuízos”, garante o secretário Waldir Petenucci.

A Prefeitura tem um calendário de coleta dos galhos e folhas que não está sendo respeitado. “Com isso, o material resultante das podas acaba ficando na rua ou nas calçadas, acumulando sujeira e atropelos para donas de casa e motoristas. Isso sem falar nas pessoas que aproveitam para limparem seus quintais e acabam jogando móveis velhos, louças sanitárias, roupas velhas e outros objetos em cima dos galhos”, comenta Petenucci.

Neste início de ano, o desrespeito às datas tem obrigado a secretaria a dispensar um tempo maior no recolhimento, além de mobilizar um contingente grande de funcionários.

A intenção da secretaria com esta reunião, é alertar aos podadores para que obedeçam ao calendário de recolha dos dejetos, bem como a de tentar implantar um conjunto de normas e padrões para uma perfeita realização dos serviços. “Além disso, estamos vendo a possibilidade de um curso de reciclagem para estes profissionais, aproveitando para organizar um cadastro e uma uniformização de procedimentos”, assinalou o secretário.

Campanha
Para tentar minimizar a situação, a Secretaria de Comunicação está fazendo uma grande campanha de conscientização, entregando em cada residência um panfleto informativo, trazendo o calendário permanente de podas, além de outras informações importantes. De acordo com o secretário Flávio Liévana, o mote da campanha é “Vamos deixar Votuporanga ainda mais bonita”. “Além dos 30 mil folhetos que serão distribuídos nas residências, teremos textos no rádio e em carros de som, inclusive esclarecendo que não se deve misturar lixo com o material resultante das podas, uma vez que os galhos são posteriormente entregues a uma empresa que recicla a madeira e, se tiver lixo misturado, o material fica inutilizado”.

Notícias relacionadas