A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, em parceria com a empresa líder na produção de biodiesel, Brasil Ecodiesel, e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promoveu na terça-feira (25), palestra sobre o cultivo de mamona e girassol como oleoginosas para produção de biodiesel.
A palestra foi ministrada por integrantes da Brasil Ecodiesel. Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Fernando Jesus Carmo. Cerca de 50 pessoas, entre autoridades, agricultores e lideranças regionais, participaram do evento.
Biodíesel é um tipo de combustível biodegradável derivado de fontes renováveis que pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais. No Brasil é possível produzir biodíesel com mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, entre outras.
O biodíesel substitui total ou parcialmente o combustível de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (caminhões, tratores, camionetas e automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.