A Prefeitura Municipal de Jales, Polícia Civil e Acij – Associação Comercial e Industrial de Jales realizam, para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, a XI Campanha Educativa de Trânsito e aborda o tema escolhido pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito, “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – efeitos, responsabilidade e escolhas”.
A programação da campanha inclui a distribuição de panfletos, folhetos, mensagens através de emissoras de rádio, exibição de vídeos com as cinco principais causas de acidentes no trânsito e um concurso que envolve os alunos da rede municipal de ensino.
A iniciativa objetiva conscientizar a população, principalmente motoristas e pedestres, sobre sua responsabilidade na busca de um trânsito melhor. De acordo com a Polícia Civil de Jales, foram instaurados no período de janeiro a agosto deste ano, 70 inquéritos policiais que buscam apurar a responsabilidade criminal de pessoas que dirigiam sob a influência do álcool.
O panfleto educativo distribuído durante a semana informa que, no Brasil, mais de 42 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano, além das que ficam inválidas ou mutiladas. “Em Jales ocorreram 395 acidentes de trânsito com vítimas, com 21 mortes e 506 feridos, somente em 2012”, contou o delegado Altair Ramos Leon.
Para a prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice é preciso realizar e apoiar campanhas educativas que consigam diminuir drasticamente esses números. “Precisamos apoiar as iniciativas que objetivam dar um basta em acidentes de trânsito causados pelo uso de álcool e drogas. Isso só será possível se nos unirmos em campanhas educativas como esta de iniciativa da Polícia Civil, apoiada pela Prefeitura e pela Acij que também abraçou a causa”, finalizou.