sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura pede recontagem da população

Após a divulgação oficial do Censo 2007, realizada dia 24 de setembro, a Prefeitura entrou com recurso junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) pedindo a recontagem da…

Após a divulgação oficial do Censo 2007, realizada dia 24 de setembro, a Prefeitura entrou com recurso junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) pedindo a recontagem da população fernandopolense, apurada pelo órgão em 61.433 habitantes. Apesar da diminuição populacional, o número oficial é maior do que o divulgado pela mídia local, prematuramente, meses antes do resultado final.

O recurso foi impetrado pela Prefeitura com base em levantamentos feitos pelo executivo, junto a órgãos e departamentos públicos, onde ficaram comprovadas diferenças entre as informações apresentadas pelo IBGE e as levantadas pela Prefeitura em relação à quantidade de imóveis construídos, número de alunos do ensino básico da rede pública e de eleitores. Em todos esses setores, foi constatado aumento, segundo apuração do executivo, contradizendo os dados do instituto.

O IBGE tem até antes do dia 31 de outubro para apresentar uma resposta ao pedido de recontagem protocolada pela Prefeitura, quando o instituto encaminha os resultados finais para o Tribunal de Contas da União (TCU), que usa como base de cálculo para distribuição das quotas do Fundo de Participação dos Municípios.

De acordo com o IBGE, o crescimento da população brasileira foi 10% menor do que o esperado. O Censo 2007 encontrou 108 milhões de pessoas nos 5.435 municípios com até 170 mil habitantes, enquanto o esperado era de 111 milhões de brasileiros. Os dados divulgados mostram que em 1996 a população brasileira nesses municípios somava 101 milhões, e 10 anos depois a população aumentou em sete milhões de pessoas. O resultado abaixo do esperado está ligado a diminuição da taxa de fecundidade da mulher brasileira. Enquanto no censo de 2000, o indicador mostrava que a mulher brasileira tinha, em média, 2,3 filhos, hoje esse número caiu para dois filhos. Em conseqüência dessa redução, a população diminuirá gradativamente nos próximos 50 anos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Notícias relacionadas