A partir do dia 01 de abril a Prefeitura de Fernandópolis institui o preço público para recolher galhos de árvores e jardins dos imóveis da cidade.
Segundo o Executivo, a medida visa inibir o acúmulo de galhos nas vias públicas de Fernandópolis, que representa a coleta de 4 toneladas por mês.
O decreto que regulamenta o preço público de 40% do valor da URM foi publicado no dia 17 de março e extingue o programa de coleta, que vem sendo realizado pela Prefeitura diariamente.
Hoje o valor do URM é de R$ 156,89 e o preço público para coleta de galhos corresponde a R$ 62. O valor do URM é reajustado todo início de mês.
Atualmente são recolhidos pela Prefeitura, através de escala nos bairros, cerca de 4 toneladas de galhos por mês, quantidade que ultrapassa a capacidade pública em fazer a coleta, pois utiliza grande parte do efetivo do Departamento de Serviços Públicos, impedindo que a manutenção das áreas públicas seja realizada com agilidade.
O preço público será cobrado a cada viagem necessária para a total retirada de resíduos resultantes de poda de árvores e vegetais de qualquer espécie. O morador deve acionar o serviço de recolhimento no Almoxarifado Municipal, através do telefone 3442 – 1205.
Quem preferir realizar o serviço por conta própria deve providenciar a coleta em até 5 dias após a notificação da Prefeitura.
O não acionamento do Serviço de Recolhimento no Almoxarifado Municipal, bem como a não retirada dos galhos por meios próprios no prazo da notificação, acarretará no recolhimento dos resíduos pela equipe da Prefeitura e o valor do preço público será lançado no cadastro imobiliário correspondente ao imóvel.
Os moradores que optarem por recolher os galhos devem depositá-los em área específica para imóveis particulares, na região do CAIC, na estrada para Meridiano.