terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura lança programa de Coleta Seletiva no município

A Prefeitura de Fernandópolis lançou na manhã dessa terça-feira, 29, no Paço Municipal, o programa de Coleta Seletiva que vai recolher o lixo reciclável no município a partir dessa quinta-feira….

A Prefeitura de Fernandópolis lançou na manhã dessa terça-feira, 29, no Paço Municipal, o programa de Coleta Seletiva que vai recolher o lixo reciclável no município a partir dessa quinta-feira.

Mais de 50 bairros serão atendidos pela Coleta Seletiva que recolherá, uma vez por semana, todo tipo de material reciclável, como papel, metal, plástico e vidro, através das equipes da Ecopav. Nesta quinta-feira, a Coleta Seletiva estará nos seguintes bairros: Ana Luiza, Higienópolis, Jardim Cambaúva, Imperatriz, Planalto, Nova Canaã, Vila Fernandes, Vila Formosa e Vila Santana.

O programa de Coleta Seletiva implantando pela Prefeitura traz o slogan “Sou cidadão inteligente! Tem lixo que não é de se jogar fora”. A proposta do município é tratar o lixo urbano e contribuir com a conscientização da sociedade, gerando benefícios a todos.

Para tanto, todo lixo reciclado será repassado à Associação dos Catadores de Recicláveis de Fernandópolis (Acarf), que atualmente possui cerca de dez associados e pretende aumentar o número a partir da nova demanda.

O programa de Coleta Seletiva também vai abranger às escolas, através do projeto de conscientização ambiental que será elaborado pelas diretorias da Educação e Meio Ambiente.

Segundo o prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar, o programa de Coleta Seletiva é mais uma medida implantada no município, visando melhor colocação no ranking ambiental do Estado, que em 2009 classificou-se no 16º lugar.“Além da Coleta Seletiva, implantamos o Disque Árvore, que já alcançou destaque na mídia internacional, temos também as usinas de reciclagem e pretendemos criar uma usina de biodiesel que vai transformar o óleo de cozinha usado em biodiesel para abastecer a frota de maquinários do município e contribuir com o meio ambiente”, explicou o prefeito Luiz Vilar.

O prefeito Vilar destacou, ainda, a economia que o município terá ao depositar menor quantidade de lixo no aterro sanitário de Meridiano e a geração de renda aos associados da Acarf através do material reciclado.

O vice-prefeito Paulo Birolli ressaltou a importância do programa de Coleta Seletiva para conscientização das crianças, que se tornarão multiplicadores do conhecimento e incentivarão pais, vizinhos e amigos a abraçarem o projeto.

Outro projeto da Prefeitura que será implantado, em breve, é criação de pontos de coletas de pilhas e baterias na FEF-Campus I, Unicastelo, Shopping Center Fernandópolis, Central da Saúde, Biblioteca Municipal, Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, ETEC, Igreja São Bernardo, Posto de Saúde da Brasilândia e Supermercado Pessotto da Cohab Antônio Brandini.

Estiveram presentes no lançamento do programa de Coleta Seletiva diversas autoridades, como o presidente da Câmara Dorival Pântano, os vereadores Creuza Nossa, Étore José Baroni, Maiza Rio e Neide Garcia; a presidente do Fundo Social de Solidariedade Izabel Alves de Siqueira; o delegado seccional Oreste Carósio Neto; presidente da Associação de Amigos do Município de Fernandópolis, Antônio de Menezes Assis; a presidente da Acarf Rosa Maria Gonçalves Oliveira; diretores municipais; os alunos das escolas municipais José Zantedeschi e Professora Ivonete Amaral da Silva Rosa, membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e de Saúde.

Confira abaixo os bairros que serão atendidos pela Coleta Seletiva:

SEGUNDA-FEIRA: Benedito Guedes, Jardim Bela Vista e Parque Vila Nova

TERÇA-FEIRA: Alvorada, Arnaldo, Boa Vista, Cassiano, Cohab Bernardo Pessuto, Conjunto Habitacional Emílio Mininel, Jardim América, Jardim Residencial Benês e Jardim Santa Helena.

QUARTA-FEIRA: Bom Jesus, Cesp, Independente, São José, Jardim Brasitália, Jardim Santista, Jardim Água Vermelha, Santa Luzia, Jardim Rio Grande, Nova Aparecida, Parque Estoril, Pôr do Sol, Santa Catarina, Santa Izabel, Vila Esplanada e Vila Regina.

QUINTA-FEIRA: Ana Luiza, Higienópolis, Jardim Cambaúva, Jardim Imperatriz, Jardim Planalto, Nova Canaã, Vila Fernandes, Vila Formosa e Vila Santana,

SEXTA-FEIRA: Brasilândia, Coester, Conjunto Habitacional Antônio Marin, Jardim Guanabara, Jardim Paulista e Jardim Iguatemi.

SÁBADO: Antônio Franco, Coester, Vila Santa Rosa, Jardim Progresso, Palma Mininel, Vila Veneto, Parque Universitário, Santa Filomena, Santa Afonso e São Bernardo.

Notícias relacionadas