A Prefeitura de Valentim Gentil, por meio do Departamento de Educação e Cultura, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), de Votuporanga, inaugurará no próximo dia 12 de março, duas salas voltadas à alfabetização de produtores rurais, que possuem baixa escolaridade.
De acordo com a assessora municipal de Educação e Cultura, Marly Morais e Yunis, as salas de aulas serão no prédio “Elaine Domeni Polizeli”, onde funciona o CEAP (Centro Educacional Amor e Paz), localizado no Jardim Itália. São 40 alunos matriculados em cada sala.
A intenção da administração municipal é proporcionar, além da leitura e escrita, conhecimento e condições para que esses cidadãos possam crescer como seres humanos e consequentemente participarem de cursos de capacitação profissional, ou até, ocuparem novos postos de trabalho.
As aulas ocorrerão quatro vezes por semana, sempre no período noturno, e os alunos passam pelo menos três horas em sala. “Lá, aprendem a trabalhar com interpretação de textos, leitura, escrita, além de trocarem experiências entre si”, destacou Marly.
Ao término do curso, que tem duração até outubro, os participantes recebem certificados.