Visando melhorar a vida da população que mora nos bairros rurais de Fernandópolis e oferecer condições favoráveis para que os produtores rurais realizem o escoamento da produção sem transtornos, a Prefeitura trabalha diariamente na recuperação, adequação e conservação das vias rurais. Além disso, projetos como de sinalização rural, distribuição de mudas e reconstrução de pontes de madeira são densevolvidos pela Diretoria Municipal de Agricultura e pelo Departamento de Obras (DOP).
Nos dois últimos anos, a atual administração já recuperou mais de 20 dos 850 quilômetros de estradas rurais municipais que a Prefeitura realiza manutenção. Essas vias, que fazem parte do perímetro territorial do município, na maiores das vezes, são o único acesso entre as cidades vizinhas e Fernandópolis. O suporte oferecido melhora também o tráfego entre a cidade e o campo.
Diversas pontes de madeira que estavam com sua estrutura comprometida também foram recuperadas. Em alguns locais, foi necessário a construção de novas pontes, como aconteceu na estrada do Córrego da Aldeia. Em menos de um mês a Prefeitura reconstruiu duas pontes, que foram levadas pela chuva intensa que caiu no começo de fevereiro em Fernandópolis. Para prevenir a destruição das pontes, o DOP também construiu caixas de contenção ao longo da estrada, para conter as águas das chuvas que escorrem pelos barrancos e provocam o assoreamento das encostas dos rios, provocando a erosão. No ano passado, mais de R$ 200 mil foram investidos na construção de pontes de concreto em estradas rurais municipais.
A Diretoria de Agricultura já entregou também cerca de 20 mil mudas de eucalipto gratuitamente aos produtores rurais da cidade. Equipamentos como três tratores traçados, uma pá carregadeira, e um caminhão, prestam atendimento ao produtor rural.
Para facilitar o acesso as propriedades rurais de Fernandópolis, a prefeita Ana Bim entregou 60 placas de sinalização para identificar todos os bairros rurais da cidade. O projeto foi desenvolvido pelos departamentos de Obras e Trânsito e pela Diretoria Municipal de Agricultura, depois de um pedido feito pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Fernandópolis.
De acordo com o último Senso Agropeuário do IBGE, Fernandópolis possui cerca de 840 propriedades rurais. As áreas cultivadas são em torno de 44 % da área territorial; os destaques da produção agrícola na cidade foram a laranja, com 63.594 toneladas e a cana-de-açúcar, que produziu 438.043 toneladas da cultura.