Uma campanha de esclarecimentos, seguida de uma intensa fiscalização está sendo realizada pela equipe de vigilância sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é prestar toda informação necessária e na seqüência autuar os ambulantes responsáveis pelas barracas de venda de lanches localizadas nas praças centrais da cidade e nos bairros que não estiverem seguindo as recomendações que assegurem a venda de alimentos em perfeitas condições de consumo.
Além de exigir o alvará municipal de funcionamento, fornecido pela Prefeitura, a equipe da vigilância pode apreender os produtos que não estiverem dentro dos padrões determinados para o seu armazenamento e manuseio. Numa medida extrema, os fiscais podem até interditar o carrinho, se acharem necessário.
A campanha inclui a distribuição de cópias do manual do ambulante que apresenta informações referentes às condições necessárias para o exercício da atividade, uso de uniformes adequados, cuidados com a higiene pessoal e comportamento, para quem estiver trabalhando.
O manual inclui ainda uma série de orientações, inclusive para uso de material e equipamentos que devem estar sempre tampados e protegidos contra o sol, chuva, poeira e outras possíveis fontes de contaminação. Também informa como devem ser manipulados os equipamentos de gás, refrigeração, recipientes e realizados os serviços de limpeza desses equipamentos e higienização do ambiente.
Todo o trabalho está sendo realizado para evitar a venda de lanches produzidos de forma inadequada e a utilização de produtos contaminados, que podem por em risco a saúde dos consumidores, como explicou a coordenadora da vigilância sanitária, Roseli Donda da Silva.