quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura inicia triagem de matrículas para ano letivo de 2008

A prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura em parceria com a Diretoria de Ensino, inicia neste mês um trabalho de triagem no município que…

A prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura em parceria com a Diretoria de Ensino, inicia neste mês um trabalho de triagem no município que visa identificar qual a demanda escolar para o ensino fundamental da rede pública no ano letivo de 2008. Os pais deverão inscrever seus filhos entre agosto e setembro e em novembro efetivar as matrículas.

Essa ação, que acontece todos os anos, envolverá alunos da rede pública desde a pré-escola até a 8ª série.

De acordo com o cronograma da Secretaria de Estado da Educação, previsto na Resolução SEE 45, de 23/07/2007 e portaria conjunta SME/SEE, a partir deste mês, os alunos de Educação Infantil (Pré Escola I e II) farão a opção de escola para o ensino fundamental (1ª série) para o ano letivo de 2008, junto aos professores e diretores da unidade escolar, onde estão matriculados. Os pais serão chamados nas escolas para que façam a escolha.

No período de 28 de agosto a 25 de setembro será feita a chamada escolar das crianças matriculadas na Educação Infantil particular que não freqüentam a escola pública e que completarão 6 anos de idade em 2008.

No mesmo período serão chamadas crianças que tenham idade a partir de 7 anos, a completar em 2008, e jovens que estão fora da escola que podem ser de qualquer série do ensino fundamental, inclusive da Educação de Jovens e Adultos.

Todas as unidades escolares municipais e estaduais, de Ensino Fundamental, são postos de cadastramento. Para esclarecimentos é só procurar as escolas municipais e estaduais ou a Secretaria Municipal da Educação pelo (17) 34059750. A diretoria de Ensino atende pelo (17) 34059600.

Demanda

De acordo com a Diretora pedagógica da Secretaria Luzia Zirundi Figueira todas as crianças do município são atendidas. Através dessa triagem são analisadas antecipadamente quais as necessidades para abertura de novas salas. “O que pode ocorrer é a família mudar de residência e não aceitar que o seu filho continue em escolas distantes e por isso provocar fila de espera, mas que tentaremos solucionar”, esclarece.

No bairro Palmeiras I, por exemplo, está em construção mais um Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil), que irá ampliar de 80 para 120 vagas naquela região. No bairro São Damião, um complexo educacional está sendo ampliado, com abertura de mais novas vagas.

Desde de 2001 foram criados nove novas unidades escolares sendo divididas em creches e escolas que atendem alunos de 1ª a 4ª série. Os investimentos na área não param, sendo este é o motivo que levou a cidade a conquistar um dos melhores índices na educação. Entre os itens de avaliação do Ministério da Educação, está o número de crianças matriculadas no município e a demanda atendida.

Notícias relacionadas