A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio do Programa Bom de Escola, Bom de Esportes, iniciou na manhã da última terça-feira, 22, as aulas da primeira turma de hidroginástica exclusiva para deficientes visuais.
As aulas acontecerão semanalmente na piscina do clube Casa de Portugal. O trabalho é uma iniciativa da Prefeitura de Fernandópolis oferecido a todos os assistidos da ADVF (Associação dos Deficientes Visuais de Fernandópolis, gratuitamente.
O projeto tem como objetivo ajudar os participantes com dificuldade crônica ou perda total da visão a terem melhor qualidade de vida e a integração social.
“Nossa primeira aula foi uma experiência incrível. Para mim foi um grande desafio, pois eu nunca tinha dado aula para deficientes visuais e fiquei muito surpresa com a dedicação e o comprometimento de todos”, comentou a professora Larissa Fernanda dos Santos Ribeiro, professora de Hidroginástica.
“A hidroginástica é de extrema importância para a autonomia do deficiente Visual, por se tratar de uma atividade que proporciona diversos benefícios, principalmente força muscular e equilíbrio. Possibilitando assim maior desempenhos em suas atividades cotidianas, principalmente na sua locomoção com o uso da bengala. Estamos muito gratos a Prefeitura por essa oportunidade oferecida a todos da nossa Associação”, disse a coordenadora da ADVF, Sirlene Gasques.
Para o secretário municipal de Esportes, essa é mais uma importante conquista. “Sempre trabalhamos a inclusão em nossas atividades e poder oferecer um projeto exclusivo aos deficientes visuais é a confirmação de que estamos no caminho certo”, explanou Humberto Cáfaro.