A Prefeitura de Fernandópolis, através da Diretoria da Educação iniciou esta semana as aulas do Programa “Brasil Alfabetizado” do Ministério da Educação. As primeiras aulas foram de testes cognitivos que indicaram o grau de alfabetização de cada aluno. A segunda etapa é o processo de alfabetização que tem duração de 8 meses.
O projeto de alfabetização visa à redução significativa do analfabetismo em Fernandópolis, através da parceria celebrada entre a Prefeitura de Fernandópolis e a Fundação Educacional – FEF.
A vantagem principal do Programa Pedagógico é que as pessoas não precisam sair do seu bairro para estudar. Uma equipe de educadores será capacitada através do Curso de Formação Inicial e Continuada firmado em Convênio com a Fundação Educacional de Fernandópolis, custeado pelo MEC.
Para o Prefeito Luiz Vilar, o programa é uma das ações mais importantes no município. “Alfabetização significa inclusão do homem no contexto profissional e social, proporcionando auto-estima, realização pessoal e novas perspectivas”, destaca.
Darci Marin, diretora da Educação, ressalta que o principal objetivo é a redução significativa do analfabetismo em Fernandópolis, o qual ainda “atinge cerca de 9% da população, segundo relatório elaborado pelo FEF em Ação”, de 2007.
Segundo Diva Souza Fagnani, coordenadora do Programa, “a proposta inicial de alfabetização previa alcançar o mínimo de 150 alfabetizandos, mas já conta com 13 turmas de 14 alunos cada uma, totalizando 182 entre jovens, adultos e idosos”. O programa tem como meta, alcançar, até outubro, 300 alunos alfabetizados.