O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, realizou nesta sexta-feira (20/5) a segunda inauguração de unidade escolar neste mês. Marão entregou o Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil (Cemei) Luiza Giacomini, que atende os bairros Monte Verde, Boa Vista, Portal das Brisas e Noroeste.”Em dezembro de 2012 entregamos 422 casas do Residencial Monte Verde. Naquele momento, a creche passou a ser necessidade”, disse o prefeito Junior Marão.
A escola atende mais de 100 alunos, na faixa etária de 0 a cinco anos. Entretanto, sua capacidade chega a 200 crianças. São mais de 20 servidores atendendo 10 turmas de alunos. A unidade chama a atenção pela estrutura, com espaço físico que contempla 814 metros quadrados.
O Cemei possui refeitório, dois berçários, fraldário, lactário e salas multiuso com lousas digitais, além de playground com cobertura, vestiários adaptados para cadeirante e área verde. Todas as salas de aula possuem ar-condicionado. O investimento é de cerca de R$ 1,5 milhão, com convênio do Governo do Estado de São Paulo.
“Tudo começa com as crianças nesta cidade, se não começarmos bem, todo o resto pode ser comprometido” disse o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, que esteve presente na cerimônia.
O Cemei Luiza Giacomini funciona das 6h30 às 18h e fica na Rua Aramis Mendes Gonçalves, 1270 – Jardim Residencial Monte Verde.
Marão aproveitou a presença do secretário estadual para pleitear uma nova creche na cidade. “A proposta é começar a construção de uma nova unidade no Residencial Boa Vista, onde a prefeitura custeia metade do valor e o Estado, a outra metade”. Por sua vez, Nalini garantiu que levará o pleito para o governador Geraldo Alckmin.
Luiza Giacomini
Nasceu no distrito de Jurupeba, em Palestina, estado de São Paulo, filha de João e Olga Massuia Giacomini. Dos pais, herdou o devotamento à família, o apego às tradições, a simplicidade e a humildade. Em Votuporanga, casou-se com Waldir Aparecido Petenucci, com quem teve uma única filha, Gislene. De personalidade alegre, simpática e dinâmica, sempre esteve envolvida nos movimentos religiosos, junto à Igreja Católica, atuando com bastante humanismo nas campanhas assistenciais, principalmente aquelas que tinham como objetivo a Santa Casa de Votuporanga, tendo feito parte do grupo de voluntárias do hospital por quase 10 anos ininterruptos.
No movimento religioso, contribuiu na realização das tradicionais quermesses em prol das paróquias de Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia, bem como, pela sua espontaneidade e simpatia, ministrou vários cursos ligados ao catolicismo. Companheira e participativa, foi grande parceira de Petenucci quando este se dedicou ao Assary Clube de Campo, no período de 1984 a 1994 e também como sua domadora junto ao Lions Clube de Votuporanga, nos anos 80. Graças ao seu espírito jovial, granjeou a admiração de todos quantos desfrutaram de seu convívio físico até 29 de janeiro de 2014, quando foi chamada para o retorno aos braços da divindade, deixando um vasto círculo de amigos e um grande exemplo de filha, mãe, esposa, avó e cidadã.