terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura implanta 0800 para Disk Dengue

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado todas as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. Uma destas medidas foi a criação…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Saúde, tem intensificado todas as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti. Uma destas medidas foi a criação do Disk Dengue já em funcionamento pelo número 0800-770-9786, que pretende envolver a população no trabalho de eliminação do mosquito.

“Por este telefone as pessoas terão oportunidade não só de denunciar situações que podem facilitar o avanço da doença no município como também tirar dúvidas sobre a Dengue e informar casos suspeitos para direcionar os trabalhos desenvolvidos pelo Secez [Setor de Controle de Endemias e Zoonoses]“, explica a responsável pelo Setor, Cléria Mesquita.

Entre as situações que podem ser denunciadas no Disk Dengue estão, casas abandonadas que podem servir como meio de proliferação e outras inúmeras situações encontradas no dia a dia pela população.

O período atual é considerado o mais crítico da proliferação do mosquito, por isso, a atenção da população é essencial no trabalho de combate. “As chuvas frequentes junto com o clima quente pelo qual estamos passando favorecem a velocidade do ciclo do mosquito, que nasce mais rápido. É muito importante que, a cada chuva, todos os moradores olhem seus quintais e eliminem qualquer tipo de recipiente que possa juntar água”, afirma.

Casos
Votuporanga tem 241 casos positivos registrados pelo Secez, além de 969 notificados. “Já esperávamos um número maior neste ano devido as situações vividas pelos municípios vizinhos. Temos um fluxo muito grande de visitantes todos os dias. Só de estudantes são mais de oito mil pessoas de três estados vizinhos que estão em Votuporanga diariamente”, conta Cléria.

Desde outubro do ano passado o Secez vem desenvolvendo ações de prevenção, como a varredura que percorreu 12 mil casas eliminando criadouros e orientando a população. “Estamos com nossa equipe completa empenhada nos trabalhos de visitas, bloqueios e pulverizações. Atuamos em todas as regiões da cidade, inclusive nas áreas que possuem casos suspeitos e confirmados”, explica

Notícias relacionadas