sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura exonera mais 2 pessoas por nepotismo

A Prefeitura de Catanduva publicou, ontem, as portarias de exoneração de Luiz Roberto Benati e Ronaldo Pinfildi, funcionários da Coordenadoria de Cultura e Fundo Social de Solidariedade, respectivamente. As exonerações…

A Prefeitura de Catanduva publicou, ontem, as portarias de exoneração de Luiz Roberto Benati e Ronaldo Pinfildi, funcionários da Coordenadoria de Cultura e Fundo Social de Solidariedade, respectivamente.

As exonerações foram determinadas a partir de estudos realizados pela Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura para apontar quais seriam os casos que configuravam nepotismo entre funcionários da administração.

A determinação da exoneração dos funcionários é baseada em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público da cidade em novembro. O promotor José Carlos Rodrigues determinou que tanto a Prefeitura quanto a Câmara de vereadores deveriam demitir os funcionários contratados em cargos de confiança e comissão que tivessem grau de parentesco com outros funcionários.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, as demissões desta semana ocorreram em função do Pinfildi ser cunhado da diretora do Fundo Social, Vera Pinfildi e a mulher de Benati, Maria Solange Benati, também ocupar cargo de confiança.

O departamento informou que foi dada a opção para que os servidores com parentesco escolhessem quem pediria a exoneração.

Além dos dois servidores exonerados ontem, a Prefeitura já demitiu outros cinco funcionários, o primeiro a pedir a demissão, ainda em novembro, foi o pneumologista Renato Eugênio Macchione, irmão do prefeito Afonso Macchione Neto (PSDB) que ocupava o cargo de secretário da Saúde. Outros três casos diagnosticados no executivo tinham parentesco com vereadores. Os funcionários exonerados foram Daniele dos Santos Menino que é filha do vereador Donizetti Menino (PSDB), Fernando Almeida filho do vereador Sérgio de Almeida (PV) e Fábio Paglioto da Conceição que é sobrinho do vereador Luís Pereira (PSDB). Nestes casos, as demissões foram publicadas no dia 27 de dezembro. Além da servidora Karen de Almeida, irmã do secretário da Educação Vicente de Paula Almeida Júnior.

Câmara
A Câmara de vereadores também cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e dispensou três funcionários que tinham parentesco com parlamentares. Um deles sobrinho de Daniel Palmeira de Lima (PV), a esposa do vereador Waldecyr Bertelli (PV) e o cunhado do vereador Sérgio de Almeida (PV).

Notícias relacionadas