sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura esvazia lago e provoca mortandade de peixes

A Prefeitura Municipal esvaziou o primeiro lago e provocou uma grande mortandade de peixes. A situação não foi pior porque munícipes invadiram o lago e pegaram os peixes, que ficaram…

A Prefeitura Municipal esvaziou o primeiro lago e provocou uma grande mortandade de peixes. A situação não foi pior porque munícipes invadiram o lago e pegaram os peixes, que ficaram presos no barro e em poças que ficaram formadas no meio do lago.

Policiais da Polícia Ambiental e Militar compareceram no local, mas a ação dos policiais foi apenas no sentido de evitar o uso de equipamentos proibidos para pescar, como trelas, redes e tarrafas.

Segundo informações colhidas junto a policiais militares que fazem patrulhamento no local, por volta das 8h de ontem, o lago tinha apenas cerca de 50 centímetros de água, e continuou sendo esvaziado. Já a Polícia Ambiental informou que não foi comunicada antecipadamente do esvaziamento, para trabalhos de orientação e segurança, e que o fato vai ser apurado para apontar as responsabilidades.

O secretário de Obras, Edson Marcondes, disse que o esvaziamento do lago foi “uma ação criminosa”, por parte de populares, sendo contestado por um pescador, que disse que as comportas foram abertas por funcionários da Prefeitura.

“Cheguei a alertar o pessoal da Prefeitura, dizendo que deveria ser esvaziado apenas um metro e os peixes deveriam ser transportados para o outro lago, mas eles disseram que a determinação do engenheiro era para esvaziar tudo”, disse o pescador Antônio Carlos de Oliveira, o “Cássio”.

O secretário disse que o lago foi esvaziado para o serviço de desassoreamento do lago. O pescador contestou também a tentativa da Prefeitura em impedir que os peixes fossem pegos. “É preferível o povo pegar os peixes, que deixar que eles morram e depois ninguém ia aguentar o mau cheiro”, finalizou.

Notícias relacionadas