Com o objetivo de incentivar a leitura e o conhecimento, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul entregou na terça-feira (5) a Caixa Estante, extensão da Biblioteca Pública Municipal, para os funcionários e presidiários da Delegacia de Polícia e Cadeia Pública do município. Na ocasião, o prefeito Itamar Borges disse que os livros contribuirão na recuperação dos presos. “Os temas que serão trabalhados através dos livros são de auto-ajuda, religião, didáticos e conhecimentos gerais. Essa é uma forma de auxiliar na recuperação e da inclusão dessas pessoas na sociedade”.
Cerca de 150 obras compõem a Caixa Estante. Todas as sextas-feiras, das 13h às 17h, um funcionário da Biblioteca Municipal fará o empréstimo e a devolução dos livros. Caso o detento solicite alguma obra, dos temas permitidos, que não tenha na Caixa Estante, o funcionário pesquisará na Biblioteca e, se tiver, levará o livro na próxima sexta-feira.
O delegado de Polícia e diretor da Cadeia de Santa Fé, Hélio Molina Jorge, explicou que a conquista é de grande importância porque auxilia na ocupação do tempo do preso. “Os livros ajudarão no tempo ocioso do presidiário e a leitura será bem-vinda para o conhecimento”. Ele também afirmou que a iniciativa é inédita no sistema carcerário da região.
O prefeito Itamar também disponibilizou os profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), caso algum preso queira ser alfabetizado ou dar continuidade aos estudos. Estiveram presentes no evento o juiz de direito da 1ª Vara, José Gilberto Alves Braga Júnior, o delegado de Polícia e diretor da Cadeia de Santa Fé, Helio Molina Jorge, o delegado da 1ª Delegacia de Polícia, José Eduardo Martins, o promotor de Justiça, Sérgio Clementino, o delegado de Polícia de Três Fronteiras, Ricardo Augusto Jordão, a secretária Municipal de Educação e Cultura, Ana Keyla Abbud Chierice, o coordenador da Guarda Municipal, Pedro Candido Frauzino, e funcionários da delegacia.