Entre as escolas da rede municipal de ensino, o CEM “Profº Benedito Israel Duarte” é a escola com a maior área construída.
“Após oito meses de obras, entregamos uma ‘nova escola’ a comunidade, com três novas salas de aula, sala multifuncional, para portadores de necessidades especiais, sala de informática, sala multimídia, sala de leitura, e uma sala de convivências para os funcionários, além de todo o espaço do contraturno ampliado, com novas salas, vestiários, refeitório, pátio coberto e playground”, informou a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga em exercício, Luzia Aparecida Zirundi Figueira. Ao total foram construídos 1.070 m² na escola que possuia uma área construída de 1.250 m².
Atualmente a escola atende cerca de 170 alunos no espaço do contraturno, alunos de período integral, que contam com salas de dança, artesanato e música, inclusive a escola possui uma fanfarra de alunos. Neste espaço são oferecidas ainda, aulas de inglês, higiene e saúde, qualidade de vida, cívica, de leitura e futuramente judô.
Benedito Israel Duarte
Benedito Israel Duarte nasceu em Jacutinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932, filho de Benedito Duarte e Benedita Moreira Duarte e irmão de Maria Aparecida Duarte.
Em 16 de julho de 1961 casou-se com Hercina Marão, com quem teve três filhos: Ana Silvia Marão Duarte, fonoaudióloga, casada com Marcelo Caliguri Morini, Rosângela Marão Duarte da Cunha, professora de Educação Física, casada com José Ricardo Rodrigues da Cunha, com quem tem dois filhos: Isabela Marão Duarte Rodrigues da Cunha e Henrique Marão Duarte Rodrigues da Cunha; e Emílio César Marão Duarte, cirurgião dentista, casado com Fabiana Baldissera Marão Duarte, com quem tem a filha Natália.
Fez seu curso primário no então grupo escolar “Marcelo Schmidt”, em Rio Claro-SP, tendo terminado em 30 de novembro de 1943. Formou-se no curso de formação profissional de Professor na Escola Normal “Joaquim Ribeiro”, em Rio Claro-SP, no ano de 1953.
Em Campinas-SP frequentou, nos anos de 1954 a 1957, o Curso de Extensão Universitária sobre Orientação Educacional da Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP.
Formado, foi para Presidente Prudente-SP, como professor no antigo Colégio São Paulo, no período de 21 de agosto a 15 de dezembro de 1957. Era habilitado como professor de Filosofia, e História Geral e do Brasil.
Foi diretor do Colégio Campineiro, e professor de Seminário Menor ”João Maria Vianeis”. Foi locutor da Rádio Clube de Rio Claro – SP e da Rádio Educadora e Rádio do Brasil em Campinas-SP.
Concursado, veio para Votuporanga em 31 de julho de 1959, como diretor efetivo do Colégio Estadual Normal “Dr. José Manoel Lobo”, até 31 de dezembro de 1961.
Deixando a diretoria foi exercer o cargo de inspetor auxiliar a partir de 1º de janeiro de 1965 a 17 de fevereiro de 1965. Foi inspetor secundário de Ensino Secundário Normal.
Um dos seus orgulhos foi ter trabalhado muito, no ano de 1966, juntamente com o prefeito da época, Sr. Dalvo Guedes, fazendo parte da Comissão de Educação, para conseguir a primeira Faculdade de Votuporanga. Faculdade de Ciências e Letras, instalada em 25 de julho de 1968, sendo hoje o Centro Universitário de Votuporanga.
A partir de 15 de julho de 1967 a 14 de outubro de 1974 exerceu a função de Inspetor Regional de Ensino Secundário e Normal até 1º de janeiro de 1970. Desta data até 15 de outubro de 1974 foi delegado de Ensino Básico (primário e secundário) e Delegado de Ensino até 22 de março de 1983, passando a exercer a função de Supervisor de Ensino, aposentou-se neste cargo em 23 de fevereiro de 1990, aos 58 anos.