sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura e servidores da educação discutem plano de cargos e carreiras

A Prefeitura de Paranaíba e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais reuniram na quarta-feira, 4, os trabalhadores da educação da rede municipal, às 19 horas, no Simted (Sindicato Municipal dos…

A Prefeitura de Paranaíba e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais reuniram na quarta-feira, 4, os trabalhadores da educação da rede municipal, às 19 horas, no Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), para discutirem o plano de cargos e carreiras.

O prefeito José Garcia de Freitas (Zé Braquiara – PDT) tem o interesse de valorizar o servidor, realizando um trabalho de qualidade.

De acordo com Jane Paula da Silva Colombo, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, foram discutidos 10 pontos prioritários, já citados pelos educadores. “Estamos muito contentes com o respaldo oferecido pelo prefeito”, disse.

O advogado João Guilherme Filgueiras, da Excel Consultoria, falou sobre os direitos dos servidores ressaltando como deve ser reestruturado o PCR (Plano de Cargos e Remuneração).

Os profissionais da educação criaram uma pequena comissão para analisar o esboço do PCR.

O Estatuto do Magistério também será elaborado, com direitos garantidos a todos os servidores da educação.

De acordo com João Guilherme, a intenção é proporcionar a progressão automática, independente de vagas existentes. Desta forma, assim que o profissional atingir um determinado tempo de serviço ou concluir um curso de pós-graduação poderá conquistar um nível mais elevado.

Com relação à aposentadoria, o advogado contou que ela já é garantida pela Constituição Federal.

João Guilherme afirmou que ainda é cedo para ser tratado o salário, mas este assunto também será analisado.

Ele explicou ainda que o piso nacional é considerado remuneração, que é a soma de todos os valores que o trabalhador recebe.

De acordo com Ione Francisco de Souza, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a intenção do prefeito Zé Braquiara é oferecer um salário base digno a todos os servidores.

Longuinho Alves de Oliveira, secretário de Administração do município, ressaltou a importância desta reunião, realizada 90 dias após o início da atual gestão. “A nossa preocupação vem desde quando assumimos. Com 40 dias após a posse, o prefeito já conversou com a consultoria sobre a elaboração do PCR”, disse.

O secretário falou ainda que a atual administração pretende implementar uma revolução no caso de pessoal. “Queremos um departamento de recursos humanos trabalhando em favor do servidor, um espaço para treinamento continuado e incentivo para os que pretendem fazer pós-graduação”, disse.

Longuinho ressaltou que a administração está disposta a ajudar aquele que prestar um bom trabalho.

A comissão formada pelos servidores da educação que acompanhará a elaboração do PCR foi formada pelos seguintes membros: Douglas Gonçalves da Silva, Osmarina Antônia Cardoso Silva, Luciene Menezes, Luciene Arantes, Simone Almeida da Silva, Clovair José Rezende, Maria Angela Pereira Pedroso, Eronides de Souza Costa, Hamilson Ferreira Moraes, Klery Machado, Elder Silva, Ivanir Marconcine e Alenir Benedita da Silva.

Notícias relacionadas