quarta, 20 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura e Senac organizam Semana de Incentivo à Leitura

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e do Clube da Turma, em parceria com o Senac, está organizando do dia 17 ao dia…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura e do Clube da Turma, em parceria com o Senac, está organizando do dia 17 ao dia 23 de abril, na Praça Cívica a Semana de Incentivo à Leitura, com Feira do Livro e workshops de Contadores de História. Os eventos culturais serão simultâneos e estarão à disposição da comunidade, das 9 às 21 horas.

O mês de abril é o período no calendário festivo onde constam mais datas comemorativas relacionadas aos livros e escritores. É o momento em que as instituições, preocupadas com o nível de leitura no Brasil, evidenciam o assunto em discussões e com reflexões. Nesta semana de incentivo a leitura, organizada em Votuporanga, serão aplicadas inúmeras práticas, com ferramentas eficazes para tornar a leitura uma tarefa diária, envolvendo toda a comunidade.

Os monitores do projeto Clube da Turma, juntamente com os instrutores da Biblioteca Municipal “Castro Alves”, darão orientações ao público, brincadeiras infantis, com encenações dos livros de histórias infantis, dentro outras atividades. Haverá também uma professora de artesanato fazendo demonstrações dos trabalhos desenvolvidos no projeto e passando orientações à população.

Poderão participar os estudantes através de suas escolas e comunidade em geral. Estará exposta para todos uma banca com os principais jornais de Votuporanga, região e nacionais. Haverá troca de livros e discos de vinil.

Novo projeto
Durante a Semana da Leitura, as facilitadoras Maria do Rosário Mantovani e Mara Regatieri, aproveitarão a oportunidade para apresentar um novo projeto à comunidade chamado “Entre na Roda”. Trata-se de um projeto que visa a qualidade do ensino através da prática de leituras. “Essa é mais uma parceria que conseguimos para o nosso município com o objetivo de formar educadores, técnicos gestores e voluntários em oficinas de leituras, propondo um ensino diferenciado”, esclarece o secretário da pasta José Aparecido Duran Neto. O trabalho será ainda extensivo à comunidade.

O lançamento será no final de maio, com a presença das autoridades locais. As facilitadoras de Votuporanga estão se preparando por meio de cursos em São Paulo, com duração de dois anos. Nos próximos dias 19 e 20 de abril elas estarão em mais um encontro para trazer novidades para Votuporanga.

A intenção é iniciar um trabalho experimental com a comunidade, nesta semana, para adequar o programa à realidade local, já identificando a dificuldade de acesso a leitura.

Para auxiliar nesse trabalho, a Biblioteca de Votuporanga disponibiliza hoje mais 27.512 obras com as mais variadas obras e estilos de leituras e a cada mês, cerca de 15 a 25 livros novos são adquiridos. Além disso, serão organizadas rodas de leituras nas escolas municipais, aproximando ainda mais a comunidade da prática de leitura.

Notícias relacionadas