sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura e Saev aderem programa de gestão de arborização urbana

A Prefeitura de Votuporanga e a Saev (Superintendência de Água e Esgoto de Votuporanga) aderiram a um programa de gestão de arborização urbana para o município. O software disponibilizará informações…

A Prefeitura de Votuporanga e a Saev (Superintendência de Água e Esgoto de Votuporanga) aderiram a um programa de gestão de arborização urbana para o município. O software disponibilizará informações georreferenciadas, permitindo melhor controle da arborização da cidade.

Como explica o responsável pelo setor de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, André Luiz Vilar Bérgamo, o programa será utilizado após a conclusão do censo arbóreo, que veio como complementação do projeto de contagem das árvores. “Os dados levantados no censo serão passados para este software que terá todas as informações catalogadas. Com o programa será possível controlar melhor as iniciativas voltadas para esta área. O próprio programa expedirá ordens de serviços, ciclo de podas, geração de plantio, entre outras tarefas”, explica.

Ela completa que “a área arborizada será disponibilizada por foto satélite podendo ser aproximada e utilizada para todas as informações que a secretaria precisar”. O município terá um cadastramento virtual, contendo todos os dados, desde espécie, tamanho, distâncias, entre outros dados possibilitando o equilíbrio das espécies em Votuporanga.

Importância
Como se sabe a vegetação urbana contribui para a estabilidade climática, como melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora e visual e, conseqüentemente, melhoria na saúde física e mental da população. Bergamo explica que as árvores interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano em um processo cuja eficiência depende das características da espécie.

Segundo ele uma árvore isolada pode transpirar aproximadamente 380 litros de água por dia, resultando num resfriamento equivalente ao de cinco aparelhos de ar condicionado em funcionamento durante vinte horas. As folhas absorvem gases poluentes e retém partículas, contribuindo para a melhora da qualidade do ar.

Como explica o responsável pelo setor de arborização da Secretaria de Meio Ambiente, André Luiz Vilar Bérgamo, a Secretaria nos últimos anos tem intensificado seus trabalhos para aumentar a mancha verde do município, com a implantação de projetos de educação ambiental em toda a rede municipal de ensino, projetos sociais, como “Meninos Ecológicos” – que produzem cerca de 10 mil mudas por mês e distribui a produção a toda comunidade, escolas e à própria Elektro, parceira no projeto.

Bérgamo destaca ainda os investimentos que foram feitos na construção e reforma de praças e arborização de avenidas. Só no ano passado foram construídas oito novas praças, reformadas três e arborizadas praticamente todas as avenidas do município.

Censo
Votuporanga já tem 40% da cidade catalogada, ou seja, cerca de 13 mil árvores cadastradas, o que representa também cerca de 30 bairros pesquisados. O trabalho foi retomado com o reforço dos novos estagiários da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga). No total são 15 estagiários a campo, diariamente.

Notícias relacionadas