A Prefeitura do Município de Jales através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, reuniu-se com produtores de laranja na tarde de quinta-feira, 18/03, no Centro de Economia Solidária, anexo ao Comboio, para ouvir suas reivindicações e soluciona-las da melhor forma possível.
A principal reivindicação dos produtores é para que as estradas rurais sejam mantidas em perfeitas condições de uso, permitindo escoar a produção, entrega de insumos (adubos, defensivos, etc.) e o trânsito de veículos transportando trabalhadores, estudantes e familiares dos produtores.
Outras demandas, não menos importantes levantadas foram: a realização de cursos de atualização, disponibilidade de máquinas e implementos e assistência técnica permanente.
Segundo o Secretário de Agricultura, Afonso Voltan, todas as reivindicações que forem de competência direta da Secretaria “a mesma procurará resolver com agilidade e competência”.
As que forem da alçada da Prefeitura, a Secretaria irá influenciar para que sejam atendidas e as demais encaminhadas ao órgão competente. Voltan, disse entender que, sem considerar todas as outras importâncias do produtor rural, somente pela sua condição de gerador de emprego e renda ele sempre deve ser muito bem atendido em suas reivindicações.
No município de Jales, a laranja gera aproximadamente 450 empregos diretos e indiretos e anualmente arrecada cerca de trinta milhões de reais com a venda da fruta.
As cinco principais cadeias produtivas do município em geração de empregos e renda, ou seja, laranja, uva, hortaliças, leite e seringueira, anualmente arrecadam cerca de setenta milhões de reais e geram aproximadamente dois mil empregos diretos e indiretos.