sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura e cooperativa dos catadores firmam parcerias importantes

As questões ligadas a área ambiental há muito tempo pautam as discussões da sociedade, dos diferentes níveis de governo e em diferentes instituições públicas ou privadas. Durante o governo do…

As questões ligadas a área ambiental há muito tempo pautam as discussões da sociedade, dos diferentes níveis de governo e em diferentes instituições públicas ou privadas.

Durante o governo do presidente Lula a reciclagem entrou definitivamente nas discussões sobre meio ambiente, possibilidade de geração de renda e, principalmente, de resgate da cidadania de milhões de brasileiros que sobrevivem da catação de resíduos recicláveis.
Com esta ótica a Prefeitura Municipal começou em 2007 a organizar uma associação de catadores que hoje se transformou na Cooperativa Regional Solidária de Resíduos Sólidos.

Muita coisa ainda tem que se avançar, mas a organização da cooperativa é um grande passo para ampliar as conquistas dos jalesenses que lá trabalham dignamente e os possibilita a afirmação de convênios.

Constatando as dificuldades para a consolidação da Cooperativa dos catadores o Prefeito mandou no mês de junho, e a câmara aprovou lei que destinará R$ 27.000,00 a cooperativa num prazo de 12 meses.

Este recurso contribuirá com a compra e manutenção de equipamentos, compra de EPIs, entre outros gastos necessários para o bom funcionamento da cooperativa.

Nesta semana o prefeito Humberto Parini ratificou, mais uma vez, seu compromisso com o meio ambiente e com a geração de renda, ao decretar que um dos caminhões da coleta seletiva seja usado pela cooperativa para atender os grandes geradores de resíduos recicláveis do município.

De posse desta ferramenta os cooperados atenderão os empresários do centro da cidade e do distrito industrial, gerando mais renda para ser dividida entre os trabalhadores.

A pedido de Parini a Prefeitura também está viabilizando parcerias entre os cooperados e instituições do município.

No último dia 6 de julho a Cooperativa assinou parceria com a Delegacia Seccional de Jales para que todo o resíduo reciclável gerado nas delegacias do município seja destinado à cooperativa.

Os primeiros contatos foram intermediados pelo poder municipal que encontrou no senhor Delegados Seccional Dr.Charles Wiltom de Oliveira e no senhor Delegado Dr. Altair Ramos Leon interlocutores preocupados em construir uma cidade limpa e sustentável.

Com este mesmo espírito as Casas Pernambucanas, Banco do Brasil, AME, IBGE, INSS, Justiça Federal e Elektro também já firmaram parcerias, confirmando a idéia da lei federal 12.305/2010 de que os geradores de resíduos são os responsáveis pelo destino final.

Notícias relacionadas