Em resposta ao requerimento do vereador João Garcia Filho sobre a possibilidade de instalação de farmácia 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, a Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria da Saúde, respondeu que não existe nenhum Projeto para dispensação de medicamentos 24 horas na UPA, visto que a unidade presta um serviço de urgência e emergência, no qual o paciente é atendido e encaminhado para os demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, para continuidade do tratamento.
A resposta, no entanto, não agradou ao vereador João Garcia, que entende que deveria existir na UPA uma farmácia com medicamentos em comprido, e não somente injetáveis. “Novamente tivemos um feriado prolongado (02 de novembro), e quem sofre é a população, que precisa ficar retornando à UPA para tomar o medicamento, porque não tem condições de comprar. Se o cidadão recebesse o medicamento em comprido para levar para casa, facilitaria muito e desafogaria a unidade também”, falou Garcia.
O vereador havia questionado, ainda, se, na falta da farmácia na UPA, não poderia haver o funcionamento 24 horas da Farmácia Municipal. A resposta da Prefeitura foi que a Farmácia Municipal já está funcionando das 7 às 17 horas, ininterruptamente.