terça, 3 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura discute revitalização da feira livre

A Prefeitura de Votuporanga, por meio de uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas) e Senai (Serviço Nacional…

A Prefeitura de Votuporanga, por meio de uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), apresentou na manhã desta segunda-feira, no auditório da Secretaria da Educação e Cultura, o projeto “Votuporanga em Ação – Programa Comprei na Feira”, que busca divulgar e revitalizar a feira livre no município.

Participaram da reunião cerca de 40 feirantes e ainda o prefeito Carlos Eduardo Pignatari; a gerente do Senac, Eliane Godoi; o gerente do Sebrae, Fábio Ravazi Gerlacha, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini; e a arquiteta André Penha Vasconcelos.

Durante a reunião foram discutidas várias propostas para tornar a feira mais atrativa, a partir de dados levantados em uma pesquisa encomendada pelos órgãos parceiros. Na pesquisa, foram ouvidos 39 os feirantes da cidade e ainda 120 e os clientes das feiras livres. As principais reivindicações são a padronização das barracas, instalação de lixeiras e destinação de um espaço mais amplos para a disposição das barracas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, o objetivo é tornar as feiras mais atraentes para a população. Com os dados levantados, a Prefeitura realizará um ciclo de palestras, visando à melhoria do comércio livre. Ficou acertado, de imediato, que os feirantes vão participar de duas oficinas gratuitamente, uma sobre vitrinismo (de como apresentar os prodeutos) e outra sobre higiene e manipulação de alimentos.

Além disso, foi proposto também a padronização das sacolas plásticas. A sacola terá o slogan do projeto “Votuporanga em Ação – Programa Comprei na Feira”, com mensagens sobre reciclagem. O objetivo é utilizar o material para divulgação da feira livre.

Centro de Lazer

Foi confirmada também a realização de uma feira livre, às terças-feiras à noite, no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura”. A arquiteta da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão de Serviços, Andréa Penha Vasconcelos, elaborou um projeto que foi aprovado pelos feirantes. As barracas serão organizadas em duas filas, a partir da avenida João Gonçalves Leite. A praça de alimentação será no cruzamento da avenida Ângelo Bimbato com a rua Tereza Poloni Padovez.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, a Prefeitura vai adaptar o local para receber as barracas, com a infra-estrutura para energia. “A previsão é que a feira comece a funcionar a partir de agosto”, afirmou.

Notícias relacionadas