terça-feira, 24 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Votuporanga inicia obras da UPA

Com o objetivo de consolidar um novo modelo de saúde no município e garantir mais qualidade no atendimento de urgência e emergência, a Prefeitura de Votuporanga iniciou na última sexta-feira…

Com o objetivo de consolidar um novo modelo de saúde no município e garantir mais qualidade no atendimento de urgência e emergência, a Prefeitura de Votuporanga iniciou na última sexta-feira (19/2) a construção do prédio que irá abrigar a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). Complementando o projeto, posteriormente, em anexo, será instalado o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192) que irá atender em consonância com a UPA.

A construção da UPA de Votuporanga, executada pela empresa Gomes e Pinheiro sob coordenação da Secretaria de Obras e Habitação, tem prazo de 10 meses para conclusão. A área fica ao lado da Farmácia de do Componente Especializado (Alto Custo) na rua João Rodrigues Agostinho num espaço de 2,5 mil m². A área de construção será de 969,80 m² com mais de 50 salas, entre elas, de urgência, emergência, leitos de observação, exames, inalação e imobilização de fraturas.

O prefeito Junior Marão conta que “a UPA é uma unidade de saúde que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana, com serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas. É um conceito novo de unidade de saúde, intermediário entre o posto convencional e o hospital. Desta forma, a UPA vai contribuir para que toda a rede de saúde funcione melhor”.

A secretária de Saúde, Fabiana Parma, conta que as UPA’s recebem os pacientes que precisam de pronto atendimento. “Lá eles são avaliados pelos profissionais de saúde, recebem tratamento e, após uma triagem, os casos mais graves são encaminhados para hospitais de referência”. O atendimento é 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde destinará ao município 1,4 milhão para o custeio da obra, compra de imobiliários e equipamentos. Outros R$ 100 mil devem ser utilizados pela Prefeitura para custeio mensal.

Notícias relacionadas