A Prefeitura de Valentim Gentil quer sensibilizar a população e comerciantes para reduzir o uso de sacolas plásticas no município. Para esta finalidade, será elaborada uma campanha de conscientização sobre o tema. Está sendo estudada, inclusive, a possibilidade de uma parceria com o comércio local para a confecção de sacolas de pano. O objetivo é substituir o uso de sacos plásticos nos estabelecimentos comerciais, minimizando o descarte deste material na natureza.
Entre as ações previstas na campanha estão a realização de palestras nas escolas do ensino municipal, estadual e particular, além de visitas com grupos de estudantes ao aterro sanitário, visando uma melhor educação ambiental. “Não podemos esquecer que, para que a iniciativa tenha sucesso é necessária a adesão do comércio”, ressalta o assessor de Meio Ambiente e Urbanismo, Octaelzio de Paiva.
“A idéia é que o consumidor leve sua sacola retornável sempre que for às compras, contribuindo com a redução do lixo gerado diariamente com materiais plásticos, que levam até 100 anos para se decompor”, explica Paiva. Ele acrescenta que a substituição de sacolas plásticas por retornáveis contribuirá também para aumentar a vida útil do aterro.
O assessor enfatiza ainda que a maior dificuldade será em conscientizar todos os segmentos da sociedade sobre a importância de mudar alguns hábitos. “É comum usarmos sacolas para levarmos produtos que poderiam estar nos nossos bolsos ou até mesmo em nossas mãos”, lembra.
DIVULGAÇÃO
Para divulgar a campanha, a assessoria de Comunicação Social da Prefeitura irá distribuir folhetos educativos em pontos estratégicos da cidade, com dicas sobre o que fazer com as sacolas plásticas e por que evitar sua utilização. Também serão usados como canal de divulgação os veículos oficiais de comunicação da prefeitura, como o site www.valentimgentil.com.br, além da imprensa.