No começo desta semana, funcionários da Sabesp realizaram a limpeza de matos existentes às margens do córrego, que fica próximo à lagoa 2 do Parque Municipal (Chopplândia), para que na manhã desta quarta-feira, 22, agentes da Sucem realizassem a pulverização no local em combate aos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O combate à dengue é uma preocupação constante da Prefeitura de Valentim Gentil que, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem diminuindo os índices da doença no município com medidas que priorizam as visitas domiciliares, forças-tarefas nos bairros e campanhas educativas em escolas municipais.
Desde o início do mandato do prefeito Adilson Segura, diversas ações têm sido realizadas com o objetivo de quebrar a circulação da dengue, a exemplo do cronograma de pulverização em áreas onde foram notificados casos suspeitos.
Segundo a coordenadora da Sucem, Jandira Maria da Silva, o último balanço, realizado em 2009, apontou 200 casos de dengue confirmados em Valentim Gentil. Já em 2010, nenhum caso foi constatado no município.
Dengue
A dengue é transmitida principalmente pelo Aedes aegypti, vetor também da febre amarela. É um inseto encontrado principalmente em locais de grande concentração humana.
Vive dentro das casas (sob mesas, cadeiras e armários), alimentando-se da seiva das plantas. Somente a fêmea transmite a doença, quando pica o ser humano em busca de sangue para amadurecer os ovos. Ela ataca durante o dia, principalmente, ao amanhecer e no final da tarde, preferencialmente nas pernas
O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes artificiais, tais como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água de chuva.