Uma das principais metas da Prefeitura de Valentim Gentil, para a zona rural, que é a instalação de mata-burros, está sendo cumprida.
Foram instalados até o momento, 57 mata-burros de ferro e 17 em madeira. Está prevista a construção de pelo menos 71 mata-burros com estrutura de ferro, o que atenderá o compromisso firmado com os produtores rurais.
Além dos mata-burros, todas as vicinais já foram totalmente remodeladas, com quebra de barrancos, levantamento do leito carroçável, cascalhamento, construção de cacimbas para captação de águas pluviais e outras benfeitorias, objetivando atender aos usuários.
Segundo o assessor de Serviços Urbanos, Luciano Segura, cada mata-burro custaria cerca de R$ 6 mil, despesa amenizada devido à cessão dos trilhos pela Ferroban. Segura ressalta ainda o custo zero para a manutenção dos mata-burros de ferro. “Os de madeiras geram um custo de manutenção de pelo menos R$ 800”, afirma o assessor.
Apesar das instalações, algumas propriedades rurais do município ainda estão precisando desses serviços, sendo que para zerar esse déficit, o prefeito Adilson Segura tem feito gestões junto a Ferroban, visando a cessão de mais trilhos.
Mas a expectativa é de que até o final de 2011 todas as propriedades rurais e vicinais sejam atendidas com essa benfeitoria.