A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, da Prefeitura de Jales, realizou no dia 25 de agosto, Audiência Pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2023. A audiência foi aberta ao público e realizada após às 18 horas, para que todos pudessem comparecer ao Plenário Presidente Tancredo Neves, da Câmara Municipal de Jales, para acompanhar o trabalho que foi apresentado.
A Audiência Pública foi conduzida pelo secretário de Fazenda e Planejamento, Ademir Maschio e pelos contadores da Prefeitura de Jales, Matheus Gaetan d’Agosto, Diego Rosão e Vinícius Campanholo Pavim.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um importante instrumento para o planejamento orçamentário de um município, já que estabelece as normas e diretrizes que vão nortear a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). “O documento faz uma análise prévia do orçamento para o ano seguinte”, frisou o secretário Ademir Maschio.
A LDO contém as metas e prioridades da administração municipal; as metas e riscos fiscais; a estrutura dos orçamentos; as diretrizes para a elaboração do orçamento do município; as disposições sobre a dívida pública; sobre despesas com pessoal e encargos sociais e também as alterações na legislação tributária, entre outras.
Segundo Ademir, “elaborar bem a LDO é de fundamental importância para o orçamento municipal anual e a participação da população é importante para juntos discutirmos ideias para que o município tenha condições de cumprir as metas propostas e cresça da melhor forma possível”.