segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Jales interdita Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo

Em função de problemas estruturais graves, a Prefeitura Municipal de Jales interditou o Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, popularmente conhecido como Teatro Municipal de Jales, instalado na Rua 8, nº…

Em função de problemas estruturais graves, a Prefeitura Municipal de Jales interditou o Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, popularmente conhecido como Teatro Municipal de Jales, instalado na Rua 8, nº 2270, no centro da cidade.

Após vistorias realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação, foram constatadas algumas irregularidades que podem causar maiores danos e acidentes às pessoas que frequentam o local.

O laudo assinado pelo Secretário de Obras, o arquiteto Oswaldo Polízio Junior, pela chefe de gabinete da pasta, a engenheira civil Zinaira Rotta e pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Trânsito, o engenheiro civil Luciano da Costa Teles, constatou que a edificação apresenta problemas na cobertura de estrutura metálica e telhas de fibrocimento. “Parte das telhas de fibrocimento entraram em colapso e a cobertura sofreu perca de função devido as chuvas e ao desgaste do material, causando problemas de umidade no forro de gesso. Esse forro apresenta sinais de fadiga e umidade, podendo ceder a qualquer momento”, disse Polízio.

O sistema de captação de águas pluviais também está comprometido, segundo os profissionais que emitiram o laudo de interdição do imóvel. Devido à falta de manutenção, todo o sistema de captação de águas pluviais precisa de reparo, manutenção e complementação. “Considerando o estado estrutural da edificação, o comprometimento da cobertura e sistema de captação de águas pluviais, além do risco que apresenta aos frequentadores, é necessária a intervenção imediata em forma de Interdição Temporária do Imóvel para resguardar-se do risco de acidentes até que se tenha a intervenção/reforma na edificação concluída”.

Segundo a assessora de cultura, Ivani Franco Pereira, não será necessária a interdição das salas da escola Livre de Teatro e da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, já que a cobertura desses espaços, anexos ao Teatro Municipal, não apresentam riscos aos usuários. “Também estamos entrando em contato com as pessoas que promoveriam apresentações artísticas no Teatro Municipal,e transferindo os espetáculos para outros locais que serão divulgados em data oportuna”.

A prefeita Nice contou que o setor de convênios da Prefeitura já solicitou recursos junto ao Ministério do Turismo para a reforma e adequação do Centro Cultural. De acordo com a chefe do executivo, são necessários R$ 490 mil de repasse e R$ 10 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal de Jales.

Notícias relacionadas