Com o objetivo de promover inclusão por meio do esporte, a Prefeitura de Jales instalou nas proximidades do Terminal Rodoviário, equipamentos para realização de atividades físicas adaptados para cadeirantes. Próximo aos aparelhos, há uma placa informativa para que os usuários possam usufruir dos equipamentos de forma correta e segura
A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida e proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental. Para pessoas com deficiência física, são fundamentais para o aprimoramento da força, do equilíbrio, da agilidade, além de estimularem o convívio externo, o aumento da independência, da autoestima e da autoconfiança, além de prevenir as enfermidades secundárias à deficiência.De acordo com a secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, no início do ano, uma academia adaptada foi instalada no Portal de Entrada da cidade e, agora, novos aparelhos foram instalados próximo ao Terminal Rodoviário.
“Como estão localizadas em espaços públicos, as academias adaptadas podem ser acessadas livremente. Isso representa um salto na qualidade de vida das pessoas com deficiência. A prática de atividade física não deve ser um privilégio das pessoas sem deficiência. Ela deve ser democrática, acessível e inclusiva. Com estes equipamentos adaptados a Administração cumpre este importante papel, que certamente reflete na melhoria da qualidade de vida, da saúde e do bem-estar das pessoas com deficiência, além de ser um espaço de sociabilização”, completou Nilva.
Os aparelhos permitem a realização de um treino efetivo para mobilidade, flexibilidade e fortalecimento dos grupos musculares superiores, já que são projetados especialmente para cadeirantes e combinam mais de uma opção de movimentos.