A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, realizou na última quinta-feira, 22 de junho, a entrega das duas últimas unidades das Geladeiras Literárias: um projeto desenvolvido pela equipe da Biblioteca Pública Municipal de Jales, que visa incentivar a leitura de toda a população.
O projeto foi uma ideia das servidoras Carla Cristiane Canhoto Fontana Queiroz e Daniela Milhan Marques, que contaram com o auxílio do artista Tiago Henrique Pedroso, que personalizou as geladeiras, destinadas ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ao Terminal Rodoviário “Prefeito José Antonio Caparroz e à Praça Dr. Euphly Jalles”.
As entregas contaram com a presença do Secretário Municipal da pasta, Carlos Roberto Altimari; do chefe da divisão de defesa e valorização do patrimônio, Luiz Carlos Gonzaga; do assessor de cultura, Fábio Kazuto Matsumura, das servidoras Daniela Milhan Marques e Lana Lima Oliveira e do estagiário da Secretaria, Josiel Britos da Silva.
O projeto tem como objetivo principal incentivar e difundir o hábito da leitura entre os habitantes da cidade, proporcionando o acesso a livros e gibis em bom estado que não serão utilizados no acervo da biblioteca. Os cidadãos e turistas terão a oportunidade de adquirir os livros disponíveis nas geladeiras, bem como doar aqueles que possuem em casa e não utilizam mais, contribuindo para a formação de um acervo diversificado.
Com a conclusão do Projeto Geladeira Literária, agora são três unidades instaladas em locais de grande movimentação pública: Praça Dr. Euphly Jalles, AME e Terminal Rodoviário. As geladeiras estão disponíveis para doação e retirada de livros 24 horas por dia, todos os dias da semana.
“Com a adesão ao Projeto Geladeira Literária, a população poderá aproveitar para adquirir e doar novos livros, incentivando a criação de uma rede de leitura entre os usuários. O acervo das geladeiras conta com obras que vão desde gibis e livros infanto juvenis, até obras literárias de renome nacional e internacional, tudo isso com o intuito de diversificar e atrair a maior quantidade de leitores possíveis. Solicitamos da população que auxilie a manutenção e cuidado das geladeiras, para que essa iniciativa continue sendo um sucesso”, afirmou o prefeito Luis Henrique Moreira.
Os leitores também podem procurar a Biblioteca Pública Municipal de Jales, localizada na Rua 08, nº 2260, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, para realizar o cadastro e se tornar um usuário ativo do serviço. Para isso, é necessário ter mais de 16 anos e apresentar um documento original com foto (RG ou CNH), comprovante de residência recente e uma foto 3/4.
“O acervo da nossa biblioteca conta com milhares de títulos disponíveis para consulta e locação. A equipe da Biblioteca é extremamente capacitada e está sempre atualizando os livros, deixando a disposição da população diversos exemplares famosos e bastante solicitados”, afirmou o secretário Carlinhos Altimari.