terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura de Fernandópolis vai construir PSF no bairro Jardim Paulista

A Prefeitura de Fernandópolis vai investir R$ 300 mil, com recursos já aprovados pela Secretaria Estadual da Saúde, na construção da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) no bairro…

A Prefeitura de Fernandópolis vai investir R$ 300 mil, com recursos já aprovados pela Secretaria Estadual da Saúde, na construção da unidade do Programa Saúde da Família (PSF) no bairro Jardim Paulista.

Nesta manhã durante coletiva de Imprensa, no gabinete, o convênio foi assinado pelo Prefeito Luiz Vilar, na companhia do deputado estadual, Vaz de Lima, do diretor da DRS XV, Valdecir Carlos Tadei e do presidente da Câmara de Vereadores, Dorival Pântano. A nova unidade vai atender 1,2 mil famílias, uma média de 700 pessoas mês.

As comunidades dos bairros beneficiados foram representadas pela moradora França Vieira da Silva Costa que agradeceu a conquista. “Obrigado a todos que lutaram para que esse sonho se tornasse realidade”, falou.

A unidade vai atender a comunidade do Jardim Paulista, São Judas Tadeu, Eldorado, Barbosa e Brasília garantindo mais conforto aos moradores, que terão atendimento mais próximo.

“Uma antiga reivindicação dos moradores que vai ser atendida. A nova unidade executará ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas que necessitam de atendimento, de forma integral e contínua”, destaca o Prefeito Luiz Vilar.

O objetivo é ampliar o sistema de saúde descentralizando o atendimento na Unidade de Saúde da Brasilândia, assim garante melhoria na estrutura física do setor da saúde com novos ambientes planejados que atenda melhor à população, de forma que todos tenham acesso a serviços de qualidade.

O PSF terá um espaço de 1209,98 m2, sendo 342,54 m2 de área construída, com 26 cômodos, divididos em uma estrutura para embarque e desembarque com sala de espera, acessibilidade para pessoas com deficiência, sala de vacinação, recepção, sala de enfermagem, sala de reunião dos agentes comunitários, postos de coleta, sala administrativa, depósito de medicamentos, sala de curativos, consultório odontológico, sala de observação e sala de esterilização e de pequenas cirurgias.

Participaram da coletiva de Imprensa vereadores, representantes de entidades e de órgãos públicos de Fernandópolis.

Programa Saúde da Família
PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade.

Notícias relacionadas