A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, inicia o ano com destaque para a “Campanha Nacional Janeiro Branco: Saúde Mental, enquanto Há Tempo!”, em alusão ao mês dedicado as reflexões e debates relacionados aos cuidados com a saúde mental.
A campanha visa chamar a atenção de toda população para este assunto que influencia diretamente a vida das pessoas. A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável.
Na campanha de 2024 o município conta com rreflexões sobre o tema nas salas de espera das Unidades de Saúde e palestras que serão ministradas nas OSCs (Organizações da Sociedade Civil), corporações, grupos comunitários, entidades de Atendimento a pessoas com deficiências, dentre outras unidades.
Todo material de Educação em Saúde que será utilizado na campanha foi elaborado pelo médico psiquiatra Dr. Daniel Brianti, integrante do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis – CISARF, que contribuirá para a maior compreensão em relação às questões de saúde mental, favorecendo a prevenção e orientando sobre a importância de reconhecer sintomas.
FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS
– Tristeza, angustia, autoestima baixa, dificuldade para se relacionar com as pessoas da família, no trabalho, com os amigos, apatia, desânimo, ansiedade, irritabilidade, insônia, desinteresse por atividades que antes gostava de fazer;
– Tenha atenção com as frases de alerta, como “não aguento mais”, “eu só quero dormir”, “para que planejar o ano se eu não vou mais viver”, “ninguém sentirá a minha falta”, “quero sumir”;
IMPORTANTE
– Cuide da sua saúde mental, mantendo uma alimentação saudável e uma rotina de trabalho adequada;
– Pratique atividades físicas, demonstre suas emoções, cultive emoções positivas, ao invés de ficar remoendo histórias do passado;
– Tenha atividades de distração;
– Aprenda a lidar com as dificuldades da vida.
Os profissionais do NASF de Fernandópolis destacam que o sofrimento não tratado pode evoluir para a piora dos sintomas e desenvolvimento de transtornos mentais e físicos. Por isso, é fundamental a busca por ajuda profissional quando a pessoa se sentir invadida por sentimentos negativos que impedem o planejamento de um bom ano e que afete a sua qualidade de vida.