A Prefeitura de Fernandópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, instalou novos e modernos equipamentos no Laboratório Municipal. Entre os principais aparelhos está o sistema Cobas Pure C303, da fabricante Roche. Existem poucas unidades deste equipamento no interior paulista, sendo Fernandópolis uma das primeiras cidades a utilizar o sistema.
O aparelho permite que sejam realizados por hora 750 testes com altíssimo nível de confiabilidade. Até então, o equipamento utilizado permitia a realização de 400 testes. A máquina ocupa um pequeno espaço na unidade e consegue identificar vários testes de bioquímica e imunologia. Atualmente é considerado um dos melhores sistemas a nível mundial.
Além dessa importante conquista, a Secretaria Municipal da Saúde informatizou em rede todo o sistema do Laboratório Municipal, permitindo que os resultados dos exames de emergência e de rotina, que antes precisavam ser retirados exclusivamente no próprio Laboratório, agora possam ser retirados pelos usuários nas suas próprias unidades de saúde.
“Estamos finalizando o mandato trazendo essa grande modernização e novidade para a saúde de Fernandópolis. Este equipamento e todo o sistema é de grande excelência. Sem dúvidas a população e os profissionais da saúde vão ganhar muito com o novo equipamento de bioquímica”, destacou o prefeito André Pessuto.
Para o secretário municipal da Saúde, Ivan Veronesi, a instalação do equipamento vai garantir mais rapidez nas demandas laboratoriais do município. “Esse serviço informatizado e o equipamento de altíssima tecnologia garantem rapidez na finalização do processo dos exames e facilidade na logística da população e das nossas equipes. É um avanço incrível para a saúde de Fernandópolis”.
A coordenadora do Laboratório Municipal também destacou a importância do sistema de equipamentos instalados na unidade. “Nos últimos anos o nosso Laboratório avançou muito, agradeço o prefeito André pelo olhar carinhoso com a nossa equipe e por sempre buscar trazer essas inovações. Estamos alcançando uma nova fase na unidade, uma modernização que é o sonho de todos os profissionais da área”, comentou Rosimeire Hernandes.