sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura contrata mais 12 agentes de saúde

A Prefeitura de Votuporanga contratou mais 12 agentes de saúde que já foram incorporados às demais equipes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez), visando reforçar o trabalho…

A Prefeitura de Votuporanga contratou mais 12 agentes de saúde que já foram incorporados às demais equipes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez), visando reforçar o trabalho de controle e prevenção da dengue. Os novos funcionários foram aprovados no primeiro concurso público realizado em 2008, na gestão do prefeito Carlos Pignatari e, com isso, a prefeitura convocou todos os classificados no processo.

De acordo com a responsável pelo Secez, Cléria Mesquita, os novos agentes passaram esta semana por um treinamento intensivo, com capacitação voltada para os setores administrativos e técnicos. “Agora eles já estão aptos para o trabalho de campo, com a supervisão dos agentes mais experientes”, destaca.

Na capacitação, foram abordadas temáticas relacionadas à dengue como o comportamento epidemiológico do mosquito transmissor da doença, vetor hospitaleiro, sinais e sintomas, medidas profiláticas e as formas de evitar o desenvolvimento de larvas nos domicílios.

Cléria disse que “com os novos agentes, agora são 41 pessoas atuando forte no controle e prevenção, somando-se às três equipes de pulverização”. Ela revela ainda que Votuporanga registrou em janeiro 25 casos positivos de dengue. “Embora não seja um número altamente preocupante, acreditamos que se fazia necessária uma intensificação nos trabalhos, para que a situação não saia do controle”.

Cléria Mesquita lembra ainda que os perigos oferecidos pelo mosquito transmissor merecem atenção redobrada de toda a comunidade. “Por este motivo, o trabalho dos agentes na eliminação de possíveis criadouros como lixo, pneus, caixas d’água, jarros de plantas, entre outros, é muito importante neste momento”.

Notícias relacionadas