sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura contrata mais 10 para combater a dengue

Profissionais vão reforçar as quatro equipes responsáveis pelos setores em Votuporanga e evitar que dengue se prolifere A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Saúde, contratou mais dez…

Profissionais vão reforçar as quatro equipes responsáveis pelos setores em Votuporanga e evitar que dengue se prolifere

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Saúde, contratou mais dez agentes de saúde, dois motoristas e dois IEC’s (Informação, Educação e Comunicação) para atuar com ações de combate ao mosquito da dengue na cidade. Os profissionais vão trabalhar em caráter temporário por três meses, período que pode ser prorrogado por mais três.

Na última terça-feira (20), a encarregada do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonozes), Cléria Mesquita, promoveu um curso de capacitação para os novos contratados, durante todo o dia, na Secretaria de Saúde. Nesta quarta-feira (21), eles complementaram o treinamento com trabalhos em campo, acompanhando as atividades das equipes.

De acordo com Cléria, os profissionais vão reforçar as quatro equipes responsáveis pelas quatro áreas na cidade, para dar maior suporte à visita feita pelos profissionais nas residências e evitar que a dengue torne-se uma epidemia em Votuporanga, como já aconteceu em muitos municípios da região.

Com os contratados, a rede municipal de saúde terá 36 agentes, divididos igualmente em quatro equipes, para trabalharem diretamente com o público. Além disso, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), do Governo do Estado, disponibilizou mais sete agentes para ajudar no trabalho a campo. “Temos hoje, portanto, 43 pessoas trabalhando em campo diariamente” , afirma.

Outra novidade é que além de trabalharem de segunda à sexta-feira, oito horas por dia, o Secez também realiza atividades aos sábados, sendo seis horas por dia. O setor também passará a ter outras quatro equipes de pulverização, que trabalham nas regiões com casos positivos de dengue.

Apesar das ações reforçadas, a secretária de Saúde, Elizabete Arroyo Marchi alerta que a ajuda da população é fundamental no combate ao mosquito. “A dengue demorou a chegar em Votuporanga e temos que ser rigorosos, evitando problemas maiores. Só com a colaboração de todos podemos coibir o surgimento de novos casos” , diz.

Segundo a secretária, a população deve ficar atenta a possíveis criadouros dentro de suas residências, eliminando qualquer risco de proliferação da dengue. Dados do Secez, desta quarta-feira, mostram que 51 casos positivos e 187 suspeitos. O número, entretanto, pode aumentar, já que esta época, devido às chuvas, é favorável à reprodução do mosquito.

Cléria explica ainda que as pessoas que sentirem os sintomas da dengue, principalmente febre, devem procurar um médico em qualquer posto de saúde da cidade para fazer exames. Em seguida, a própria equipe da unidade informa ao Secez o caso, que desloca trabalhos para a região onde mora o suspeito. Se os exames foram feitos em consultórios particulares, as próprias pessoas devem informar a Secretaria de Saúde. “Mesmo com um caso em determinada residência, temos que ser informados para fazer um controle para isso não se proliferar” , afirma.

Notícias relacionadas

©Copyright 2024. Todos direitos reservados.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com