sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura começa notificar proprietários de terrenos sujos

Fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Votuporanga já estão percorrendo a cidade para fazer o levantamento dos locais onde estão situados terrenos que precisam de limpeza. Somente…

Fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Votuporanga já estão percorrendo a cidade para fazer o levantamento dos locais onde estão situados terrenos que precisam de limpeza.

Somente nesta primeira semana de trabalho já foram emitidas mais de 50 notificações. Segundo dados da secretaria, o município possui mais de oito mil terrenos que serão visitados pelos fiscais.

Ao detectarem os terrenos sujos os fiscais fazem fotos e montam um processo que gera a notificação com os dados de localização do terreno e o endereço onde se encontra o proprietário.

Em seguida eles vão pessoalmente notificar o proprietário que terá 15 dias a contar desta data para providenciar a limpeza do lote de sua propriedade.

Caso o prazo chegue ao fim e o terreno continue sujo, a limpeza será feita por uma empresa contratada pela Prefeitura, gerando uma multa e a cobrança do serviço de limpeza que vai variar de acordo com a área do terreno.

“Pedimos para que estes proprietários não fiquem esperando a notificação. Para mantermos a cidade limpa e organizada precisamos que cada um se conscientize e faça sua parte. Não queremos fazer com que esta ação de cidadania se transforme em uma imposição da Prefeitura”, solicita o secretário de Finanças, Oscar Guarizo.

Recentemente as máquinas da Secretaria de Serviços Urbanos roçaram os terrenos de propriedade da Prefeitura.

“Além de manter a cidade mais limpa e bonita, ações como esta podem evitar a proliferação de algumas doenças e incentivam todos os proprietários de terrenos a fazerem a mesma coisa, sem a necessidade de a Prefeitura notificar e, em muitas vezes, até multar”, afirma o secretário de Serviços Urbanos, Waldir Petenucci.

A limpeza destes terrenos previne o avanço da dengue e a proliferação de escorpiões e caramujos, já que são insetos que geralmente necessitam de ambientes onde são encontrados lixos, entulhos e sujeiras que, somados à umidade do período chuvoso que está por vir, favorecem a propagação destes insetos.

Manter os terrenos limpos, além de contribuir para a saúde pública, é um dever de todos os proprietários conforme consta nas leis 1595, de 10/02/1977, e 3407 de 08/06/2001, do Código de Posturas do Município.

Notícias relacionadas