A Prefeitura de Fernandópolis apresentou o modelo de trabalho que será realizado na edição 2010 do Censo organizado pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em reunião na manhã dessa terça-feira (27), no salão de eventos da ACIF.
O Censo em todo o país inicia-se no dia 1º de agosto e deve durar cerca de três meses, período em que os recenseadores trabalharão na contagem da população.
O coordenador do IBGE de Fernandópolis, Rômulo Gasparini destacou que o objetivo do órgão esse ano é fazer um trabalho de qualidade, que envolva toda a população.
“Queremos chegar ao final da contagem com a certeza de que ninguém ficou para trás sem ser recenseado”, salientou Gasparini. Os 58 recenseadores apresentados na manhã de hoje passaram por seleção e cursos do IBGE para estarem aptos à coleta dos dados.
O prefeito Luiz Vilar ressaltou a importância dos dados populacionais para Fernandópolis receber as verbas oriundas do FPM-Fundo de Participação dos Municípios.De acordo com o prefeito, um dos parâmetros de distribuição das verbas é o número de habitantes do município.Com base nessa afirmativa, Vilar quer empenho dos recenseadores na contagem desse ano.
“Ouvi muitas reclamações de que a última contagem foi mal feita.Então,esse Censo será preocupado com detalhes.Não queremos nem ‘o mais’ e nem ‘o menos’, queremos o justo”, destaca o prefeito.
A Prefeitura também disponibilizará funcionários para trabalharem na coleta de dados da Zona Rural do município.