Com o objetivo de preparar o jovem para sua inserção no mercado de trabalho, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul ampliou o número de vagas do Programa Jovem no Trabalho. Na semana passada, estiveram reunidos com o presidente do Centro de Referência e Apoio à Criança e ao Adolescente (CRA), Adacyr Ferreira, o secretário Municipal de Administração Paulo Rogério Gonçalves da Silva e a diretora da Juventude Vanessa Luchetti Torres. Anteriormente, o Programa atendia 50 jovens por ano. Na reunião foi anunciado o aumento de mais dez vagas, que totalizam 60 vagas para 2007.
Maria Emília Gusson, 17, foi uma das beneficiadas a ampliação do número de vagas. Ela começou a trabalhar recentemente e fala da oportunidade conseguida através do Jovem no Trabalho. “O Programa facilita a inserção no emprego. Para mim, está sendo muito importante essa experiência de trabalho”. A Prefeitura custeia R$ 100 por jovem ao mês e, assim, combate um dos fatores que dificulta a entrada do jovem no mercado de trabalho: a falta de experiência profissional.
O Programa Jovem no Trabalho foi implantado em 2004 e, até o momento, já assistiu 170 jovens em 125 empresas do município. A proposta é oferecer oportunidade de aprendizado e prática profissional, por meio de estágio, junto aos vários segmentos do ramo empresarial, comercial e prestadores de serviços, dentre outros.
O jovem interessado em participar precisa ter entre 16 e 24 anos, estar matriculado e com freqüência efetiva no ensino médio, profissionalizante ou superior. Mais informações, no CRA pelo telefone (17) 3631 1388 ou no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura pelo telefone (17) 3631 9500.