quinta, 6 de fevereiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitos fazem ‘intensivão’ no Palácio dos Bandeirantes para conhecer ações e convênios

Prefeitos fazem ‘intensivão’ no Palácio dos Bandeirantes para conhecer ações e convênios Governo de SP apresentou a gestores municipais projetos, ações e possibilidade de convênios para desenvolvimento dos municípios O…

Prefeitos fazem ‘intensivão’ no Palácio dos Bandeirantes para conhecer ações e convênios

Prefeitos paulistas eleitos em 2024 e que tomaram posse no mês passado tiveram a oportunidade de conhecer projetos, convênios e ações do Governo do Estado nesta quinta-feira (6) no Palácio dos Bandeirantes, durante o evento Diálogos com Municípios. Para os que estão à frente de prefeituras pela primeira vez, a vinda à capital ajudou a conhecer procedimentos para buscar recursos e sinalizar à administração estadual as principais demandas de seus municípios.

Norberto Beraldo viajou mais de 470 km, de sua Avanhandava até São Paulo, para apresentar as demandas de seu município ao secretariado estadual e conhecer os projetos da administração paulista. Ele contou que a principal demanda de seu município, de pouco mais de 11 mil habitantes, são investimentos para a criação de empregos. 

“Esse evento é muito importante para estreitarmos laços com o governo estadual. Viemos atrás de recursos principalmente na parte de empregos e para construção de galpões industriais em nossa cidade”, disse Beraldo. “Estamos aqui atrás de convênios. É meu primeiro mandato, quero conhecer, me envolver e entender como tudo funciona para fazer o melhor para o município.”

O prefeito Fernando Lubrechet, de Pirassununga, quer levar para seus secretários municipais o conhecimento adquirido no evento em São Paulo e prepará-los para atuar em parceria com o Governo do Estado. Ele destacou que seu maior interesse neste momento é levar investimentos de infraestrutura para sua cidade, que tem mais de 73 mil habitantes e fica a 215 km da capital. “Já estive presente em secretarias, conheci os secretários e aqui reafirmo a presença e as necessidades da minha cidade. Quero buscar recursos de infraestrutura e fazer ajuste orçamentário na minha cidade.”

“Nenhum município consegue trabalhar sem ter o Estado do seu lado”, disse o prefeito Davi Neto, de Jaguariúna, a 125 km de São Paulo. “Muito importante conhecer todos os programas que o Estado tem. Cada secretaria tem muitos programas e os municípios precisam se inscrever. Então é fundamental conhecer cada detalhe porque a parceria com o governo do Estado só fortalece o município.”

Encontro com Prefeitos

Apoio do Estado a prefeitos na elaboração de planos de drenagem ganha atenção

Um dos temas de grande interesse por parte dos prefeitos foram os projetos de prevenção em resiliência climática, como o suporte do governo do Estado na elaboração de planos de drenagem. O prefeito Breno Anaya, de Cachoeira Paulista, destacou a importância do apoio da Secretaria de Meio Ambiente aos municípios.  

“Cachoeira Paulista é uma cidade que, com as chuvas, muitas ruas ficam alagadas, principalmente na parte comercial da cidade, o que gera prejuízo e causa danos a patrimônios próximos”, contou Anaya. “Prefeitos têm que trabalhar mais com o kit prevenção do que com o kit tragédia. Qualquer plano, como o de drenagem, que possamos fazer o quanto antes é melhor, ainda mais com o apoio do governo do Estado.” 

O assunto já tinha sido pauta de reunião do governador com prefeitos de mais de 50 municípios esta semana após chuvas causarem transtorno em diferentes regiões do Estado no último fim de semana. Na segunda (3), Tarcísio anunciou apoio aos municípios para a elaboração de planos de drenagem e disponibilidade de R$ 64 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para aplicação em projetos básicos, executivos e obras de drenagem. Além disso, ele citou ainda a criação de uma linha de crédito da Desenvolve SP focada especificamente em projetos de drenagem. O governo estadual garantiu apoio aos municípios na estruturação técnica desses projetos.

Prefeitos fazem 'intensivão' no Palácio dos Bandeirantes para conhecer programas
Cerca de 600 prefeitos participaram de evento para conhecer projetos, ações e convênios disponíveis para os municípios. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP.

Parceria com governo do Estado é ‘alicerce para os municípios’, dizem prefeitos com mais de um mandato

Prefeitos reeleitos ou que já tiveram experiência de gestão municipal em anos anteriores também destacaram a importância de estar próximo da administração estadual. Para eles, trabalhar em conjunto com uma gestão municipalista é uma oportunidade para melhorar a vida da população.

“Não importa o tamanho da cidade. Estamos tendo a oportunidade de ouvir a experiência do governador à frente do maior estado do Brasil e podemos levar essa experiência para nossos municípios”, disse Milton Carlos de Mello, que inicia seu terceiro mandato como prefeito de Presidente Prudente. “O município não pode viver só com sua arrecadação. Com esse contato com o governo do Estado, prefeitos podem implantar políticas públicas de qualidade.”

À frente da prefeitura de Iperó pela segunda vez, Léo Folim diz confiar no apoio do governo do Estado para o desenvolvimento do município. “O governo do Estado é um importante alicerce para os municípios. Temos agora para entregar mais de 40 casas que ficaram mais de dez anos com obras paradas. O governo do Estado retomou as obras, as casas estão prontas e, além disso, temos entregas de rodovias e obras de saneamento básico para mais de mil famílias.”

A prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, viajou 327 km até a capital paulista para estreitar laços. “Tivemos a oportunidade de compreender que os projetos em parceria com o Governo do Estado continuam. Estando em segundo mandato, é um diferencial por ser um trabalho de continuidade. O diálogo aberto é importante e faz uma diferença gigantesca.”

Da Grande São Paulo, Taka Yamauchi, prefeito de Diadema, diz estar otimista com as parcerias. “Sabemos que podemos contar com o Governo do Estado levando soluções e propostas para termos uma perspectiva na área da saúde, segurança, infraestrutura e mobilidade. Diadema já sofreu pelo descaso e pela falta de recursos, mas a expectativa hoje é de comprometimento, numa união de forças com olhar de dignidade e esperança para nossa cidade.”

Secretarias estaduais apresentaram detalhes de programas e ações para prefeitos de cerca de 600 municípios. Foto: Divulgação/Governo de SP.
Secretarias estaduais apresentaram detalhes de programas e ações para prefeitos de cerca de 600 municípios. Foto: Divulgação/Governo de SP.

O post Prefeitos fazem ‘intensivão’ no Palácio dos Bandeirantes para conhecer ações e convênios apareceu primeiro em Agência SP.

Notícias relacionadas