O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, se reuniu na noite de terça-feira com moradores do bairro Vila América, que residem nas proximidades da Promoção do Bem-Estar Social e Cemei “Helena Buzato Rigo”, para mostrar o que a Prefeitura tem feito, e fará, para resolver os problemas de drenagem existentes naquela região.
Diversos moradores participaram do encontro que contou também com os secretários Waldir Petenucci, da pasta de Serviços Urbanos, Marcus Vinicius Sanches, da Secretaria da Cidade, e do vice-prefeito, Valter Benedito Pereira.
Marão se comprometeu em empenhar todos os esforços para resolver o problema daquele local e, juntamente com a equipe técnica da prefeitura, esclareceu todas as dúvidas dos moradores.
Aparecido Donizete da Silva, proprietário de um salão de cabeleireiro no local há 22 anos, ficou satisfeito com as respostas obtidas na reunião.
“O prefeito esclareceu todas as nossas dúvidas e explicou a grandiosidade da obra que tem que ser feita para resolver o nosso problema. Todo mundo que estava presente saiu satisfeito e esclarecido. Sabemos que o prefeito não mede nenhum esforço para resolver os problemas da cidade”, explicou o comerciante que liderou o grupo de moradores na organização da reunião.
Ele agradeceu também o empenho da Secretaria da Cidade, representada pelo secretário Marcus Vinicius.
“O Marcus, o Zezo e o Alexandre têm nos ajudado muito neste problema, assim como o Cabo Valter. Nós só temos a agradecer a atenção e a prontidão com que eles atendem aos nossos chamados”, concluiu Donizete.
Assim como o comerciante, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Paineiras e Zona Oeste, Gilberto Aparecido de Oliveira, também ficou contente com o que foi explicado a eles durante a apresentação do projeto.
“O prefeito explicou que terão que ser feitas novas galerias com mais capacidade e que nessa região é onde se encontra a maior bacia da cidade, por isso que acontecem os alagamentos”.
O projeto da obra está aguardando liberação de recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, porém, enquanto isso a Prefeitura tenta outras possibilidades de adquirir recursos suficientes para realizar a obra, na tentativa de iniciá-la o mais breve possível, tendo em vista que a obra está orçada e mais de R$ 6 milhões.
Nesta terça-feira também teve início um trabalho de desobstrução do escoamento de águas pluviais na rua Venezuela próximo ao cruzamento com a rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos.
O trabalho considerado emergencial está sendo feito por uma equipe da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Obras e Habitação.
“Enquanto o projeto para resolver definitivamente o problema não é aprovado pelo PAC resolvemos fazer este trabalho emergencial que irá melhorar o escoamento”, afirmou o secretário Antonio Paro.
Durante esta semana, técnicos da Secretaria de Obras e Habitação juntamente com os das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Serviços Urbanos estão se reunindo para planejar essas ações e discutir soluções para todos os pontos de alagamento existentes em Votuporanga.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, existem duas complicações: o crescimento da cidade que reflete diretamente na impermeabilização do solo e as condições climáticas que estão sendo bruscamente modificadas com o passar dos anos.