Celso Olimar Calgaro (PSDB), prefeito de José Bonifácio (SP), renunciou ao cargo nesta quinta-feira (1) poucos minutos antes da votação para caçar o mandato dele por irregularidades administrativas.
Celso Gaúcho, como é conhecido, entregou a carta de renúncia às 8h52, na Câmara Municipal da cidade. A carta foi entregue oito minutos antes da sessão extraordinária que votaria a cassação dele.
Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) apontou irregularidades na administração municipal. De acordo com a comissão o então prefeito fraudou centenas de licitações de compras de manutenção e peças de veículos.
Na carta de renúncia, o então prefeito alegou, como motivo, problemas pessoais. Com a renúncia de Celso Gaúcho, quem assume o cargo é o vice-prefeito Dilmo Resende de Carvalho (DEM).
A reportagem do sbtinterior.com procurou a assessoria da prefeitura e foi informada que eles ainda não iriam se pronunciar oficialmente sobre o caso.
INVESTIGAÇÃO
Essa não é a primeira vez que Celso passa por uma investigação. Em 2018, o prefeito foi cassado também por irregularidades administrativas. A sessão que resultou na sua cassação durou 12h.
Seis dos nove vereadores votaram a favor da cassação. Na ocasião, ele foi acusado de fraudes em uma licitação para aluguel de ônibus que transportava universitários.
Após a votação, o TJ (Tribunal de Justiça) suspendeu a decisão dos vereadores e o prefeito recebeu autorização para voltar ao cargo.