O prefeito Luis Henrique Moreira, o secretário municipal de Esportes e Juventude, Wilter Guerzoni, o presidente da Comissão Organizadora, Ivair Bologna, o “Cuca, o presidente da Câmara Municipal de Jales, Ricardo Gouveia e os vereadores Andréa Moreto, Bruno de Paula, Bismark Kuwakino e Deley Vieira, participaram na tarde do domingo, dia 10 de março, da cerimônia de abertura da Copa Jales 2024, o maior torneio de futebol amador do interior paulista, que já começou movimentando cidades de toda a região no Campo da Fepasa.
O evento vai acontecer todos os domingos e será encerrado no feriado do dia 1º de maio (quarta-feira).
A Copa chega a sua 35ª edição e voltou a ser realizada pela atual administração, que vem resgatando tradições no munícipio, sendo promovida pela Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude e Comissão Organizadora.
O presidente da Comissão Organizadora, o Cuca, após a execução do Hino Nacional e Hino de Jales, durante o pronunciamento das autoridades, lembrou que 16 equipes de Jales e região estão participando da competição e que “a Copa Jales sempre foi um dos eventos esportivos mais tradicionais da cidade e graças à atual administração do prefeito Luis Henrique e da vice Marynilda foi resgatada em grande estilo com o objetivo de fortalecer o futebol amador e mostrar o potencial esportivo das equipes participantes”.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia, deu as boas-vindas ao público, aos atletas e parabenizou os organizadores e passou a palavra ao vereador Bruno de Paula que enfatizou: “a Prefeitura de Jales e a Comissão Organizadora estão de parabéns por estarem resgatando a Copa Jales que a população tanto nos pedia. É uma tradição que durou 34 anos e que em 2006 foi interrompida, mas que agora volta com força total Estamos aqui hoje, resgatando de forma grandiosa o futebol amador e tenho certeza de que será um campeonato de muito sucesso”.
Após o pronunciamento do vereador Bruno, o público foi surpreendido com a apresentação do novo Mascote de Jales, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Comunicação. De acordo com o secretário da pasta, Douglas Zílio, “o mascote poderá ser visto nos principais eventos da Prefeitura de Jales e, em breve, percorrerá as escolas municipais para que os alunos possam sugerir um nome para ele. As equipes de cada escola serão responsáveis pela seleção de um nome que represente cada uma das sete unidades escolares e os 7 nomes serão divulgados no Instagram @prefeituradejales para que a população vote e escolha o nome do personagem”.
Na sequência o prefeito Luis Henrique frisou que “é uma grande alegria poder, ao lado da Comissão Organizadora, do Cuca, da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, do vereador Bruno de Paula, estar resgatando a Copa Jales que não acontecia há 18 anos e sempre foi uma competição aclamada e prestigiada pela população, não só de Jales, mas de toda a região. Nossa administração está resgatando tradições em Jales e a Copa Jales é mais uma delas. Agradeço a todos os atletas participantes, à Comissão organizadora, à Câmara Municipal que nos apoia, ao público que se faz presente e acreditou que faríamos um grande evento, e assim vai ser, até o próximo dia 1º de maio, tenho certeza disso”, finalizou o chefe do Poder Executivo jalesense.
Os primeiros jogos
Após a abertura oficial da Copa Jales foi iniciado o primeiro jogo da 1ª rodada. A equipe do Jalesense derrotou o To à Toa, de Rubinéia, por 3 x 0. O jogador Rodrigo, do Jalesense, foi eleito o melhor jogador em campo.
Na sequência, aconteceu a partida entre o C. A. Pontal contra o Internacional Vila União, ambos times de Jales. O placar ficou em 1×1 e foi decidido nos pênaltis por 3×1 para o Internacional. O melhor jogador da partida foi o goleiro Everson, do Internacional da Vila União.
Para o segundo grupo, no dia 17 de março, às 14h30, o time São João de Iracema competirá com o time Ouromix de Iturama-MG. No jogo seguinte, às 16h30, o time Parisi enfrenta o Juventude de Jales.