O prefeito Luiz Vilar inaugurou nessa terça-feira (2/8), o novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas – SUS “Dr. Germano Hernandes”, que vai oferecer mais de 50 tipos de exames laboratoriais gratuitos para Fernandópolis e região.
O Laboratório Municipal, que antes funcionava no Centro de Saúde I (antigo Postão), ganhou novo prédio, com fácil acesso, na Avenida dos Arnaldos, próximo ao Pessotto Flex.
“Com o Laboratório Municipal o município vai deixar de terceirizar os serviços e terá mais recursos para investir em outras áreas. O trabalho será feito por profissionais do antigo Postão, que foram mantidos através da parceria entre o Estado e o Município. Escolhemos um local de fácil acesso para garantir o bom atendimento da população. O laboratório leva o nome do Dr. Germano, que foi pioneiro neste setor e e prestou relevantes serviços para a cidade.”, destacou o prefeito Luiz Vilar.
Foi uma excelente escolha, disse a presidente da Câmara, Creusa Nossa, ao se referir ao nome do Laboratório Municipal de Análises Clínicas. “Estamos felizes em poder prestar essa justa homenagem à família Hernandes”.
A secretária da Saúde, Patrícia Moita, explicou que a partir de agora, os Postos de Saúde estão aptos para fazer a coletas de sangue nas próprias unidades. “Para facilitar a vida dos munícipes, a coleta de sangue será feita direto nos postinhos e o material é encaminhado para o Laboratório. A gente só tem a agradecer à Prefeitura pela sensibilidade de enxergar e atender as necessidades dos munícipes”.
A família Hernandes agradeceu a homenagem. “Nos sentimos honrados com esta homenagem, meu pai era um fernandopolense nato”, elogiou Germano Hernandes Filho, que estava acompanhado da mãe, Odete.
De acordo com a farmacêutica bioquímica responsável pelo Laboratório, Kátia Gomes, o Laboratório Municipal está preparado para atender à demanda de Fernandópolis e região, que é aproximadamente 13 mil atendimentos ao mês.
Entre os exames oferecidos pelo Laboratório Municipal estão: Bioquímica (glicemia, colesterol, triglicérides, etc.); hematologia (hemograma, tipagem sanguínea); uroanálise (exame de urina); parasitologia (exame de fezes); sorologia (hepatite, HIV, sífilis, dengue, etc.), entre outros.