Domingo foi um dia histórico para moradores do primeiro vilarejo de Votuporanga, a Vila Carvalho. O prefeito Junior Marão entregou a escritura de propriedade para 43 famílias. Criada há quase 100 anos, antes mesmo da fundação da cidade, os moradores da Vila Carvalho não tinham a posse definitiva de suas residências e o poder público era impedido de fazer investimentos em infraestrutura, devido a falta de regularização da área.
Essa situação só pôde ser resolvida graças a uma força tarefa que envolveu o Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Votuporanga, Bispado de São José do Rio Preto, toda a equipe técnica da Prefeitura e a Câmara Municipal. A área onde está localizada a Vila Carvalho pertencia à Igreja Católica e foi repassada ao Município, o que possibilitou dar andamento no processo das escrituras de propriedade.
Essas são as 43 primeiras escrituras. Outras 27 estão em análise de documentações e em processo de finalização para serem liberadas. “Sem dúvida é um momento histórico, depois de quase 100 anos resolver essa situação. Essas regularizações fundiárias são muito importante, porém, tivemos que vencer muita burocracia. Graças ao empenho de diversas secretarias, dos vereadores, do bispado de Rio Preto e do cartório de imóveis conseguimos entregar esses títulos para essas famílias que tanto merecem”, disse Marão.
Além do prefeito Junior Marão, vereadores, o bispo Dom Tomé e o padre Márcio Tadeu participaram da solenidade. “Tínhamos dois compromissos: das escrituras, que conseguimos cumprir, e do esgoto. Já fizemos a parte da rede de coleta em todas as residências, agora falta apenas a estação de tratamento. Estamos com algumas tratativas em andamento para aquisição de área e pretendemos começar a obra no nosso mandato”, finalizou.
Com os documentos em mãos os moradores devem procurar o Cartório de Registro de Móveis para concluir o processo de transferência. As famílias que ainda não receberam as escrituras de seus imóveis podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para analisar cada caso. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Rua São Paulo, 3815.