Coincidentemente, o Prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo, desobrigou o uso de máscaras bem no dia da abertura do rodeio da cidade, que começa nesta quarta-feira (13/07/2022). O município ainda registra uma média de 8 mortes pela doença toda semana e o boletim atualizado de novos casos só será divulgado amanhã.
O decreto assinado por Edinho foi publicado no Diário Oficial do município hoje diz que o uso de máscara de proteção é recomendado em locais onde há permanência ou circulação de grande número de pessoas e em locais onde não é possível manter distanciamento de, no mínimo, 1 metro entre as pessoas, porém, não mais obrigatório. A medida estava em vigor desde o dia 31 de maio deste ano, onde era obrigado o uso do acessório em todos os ambientes como shoppings, comércios,
Rio Preto registra uma média semanal de 8 mortes, segundo dados divulgados pelo próprio município. Os boletins atualizados de casos estão sendo divulgados todas as quintas-feiras.
Confira os dados semanais:
09/06 = 5.760 casos e 13 óbitos
15/06 = 3.234 casos e 9 óbitos
23/09 = 2.998 casos e 13 óbitos
30/06 = 2.141 casos e 11 óbitos
07/07 = 2.031 casos e 11 óbitos
O boletim atualizado com os números de casos e óbitos será divulgado apenas nesta quinta-feira (14/07), porém, Edinho decidiu liberar o uso de máscaras em todos os ambientes a partir de hoje, justamente no dia em que começa o rodeio na cidade. Em um mês Rio Preto registrou mais de 16 mil casos e 44 óbitos provocados pela doença.
A Gazeta questionou a Prefeitura de Rio Preto se a liberação do uso de máscaras hoje tem ligação com o início do rodeio e o município disse em nota que sempre pautou suas decisões durante toda pandemia do COVID tendo como base critérios médicos, científicos e ocupação de leitos.