domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeito e diretor da CDHU entregam 1ª Casa modelo em Fernandópolis

O prefeito Luiz Vilar acompanhado do Diretor Administrativo, Manoel Jesus Gonçalves e do Gerente Geral da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Olimpio Severino da Silva, entregou nesta sexta-feira,…

O prefeito Luiz Vilar acompanhado do Diretor Administrativo, Manoel Jesus Gonçalves e do Gerente Geral da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Olimpio Severino da Silva, entregou nesta sexta-feira, dia 27, em Fernandópolis, a primeira casa-modelo do conjunto habitacional da região do CAIC. O imóvel será referência para construção das 300 unidades que estão sendo construídas no município. O imóvel foi projetado de acordo com o novo padrão desenvolvido pela CDHU para oferecer maior conforto e melhor qualidade de vida à população.

“Sabemos que a casa é o item mais importante para manter a estrutura familiar, é o elo de preservação da família e por isso temos o compromisso junto com a CDHU e Câmara de Vereadores de concluir as casas com mais qualidade e entregá-las em maio de 2010, quando Fernandópolis completa 71 anos”, destaca o prefeito Luiz Vilar.

O modelo incorpora benefícios e facilidades como dois dormitórios, aquecimento solar, piso cerâmico em toda a casa, azulejo na cozinha e banheiro, laje, esquadrias de alumínio, estrutura de metal no telhado em substituição à madeira, abrigo para botijão de gás e cobertura na área de serviço, muros divisórios entre os imóveis e tratamento paisagístico das ruas, calçadas e espaços livres.

A área externa é sugestão da Diretoria de Obras da Prefeitura como exemplo de projeto sustentável em paisagismo. “O projeto é integrado num contexto urbano, com preocupação social e ambiental”, explica o diretor Dario Thomaz.

Segundo o diretor-administrativo da CDHU, Manoel Jesus Gonçalves, representante do Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Lair Krähenbühl, um dos objetivos da casa-modelo é permitir que a população possa acompanhar a obra e visualizar como serão as demais unidades construídas. “A casa-modelo é uma amostra do produto final. É importante para a população saber o padrão que está sendo adotado, até para ela fiscalizar a execução das obras”, diz.

Um importante acessório que equipará todas as casas é o aquecedor solar, que reduz as despesas dos mutuários com a conta de luz, economiza energia e, principalmente, contribui com a sustentabilidade ambiental.

A construção das 300 casas do conjunto habitacional foram paralisadas em 2007 e retomadas em abril deste ano. Os mutuários participantes do Programa Habitacional Fernandópolis “H” trabalham em regime de mutirão, juntamente com uma empreiteira contratada, com a mão-de-obra, para a construção das unidades.

Mais 267 novas casas

Também foi anunciado durante a inauguração da Casa Modelo, a construção de mais 267 novas casas, ao lado do conjunto habitacional que está sendo construído na região do Caic. O próximo conjunto habitacional contará com 50% das casas com benefícios e facilidades como o terceiro dormitório, além dos acessórios padrões da CDHU.

“Depois de quase três anos de obras paralisadas, mais de 80% está concluída, graças ao Governador José Serra, a Secretaria de Habitação, CDHU, Câmara de Vereadores e o prefeito Luiz Vilar”, destacou o presidente da Câmara, Dorival Pântano.

Participaram do evento além dos representantes da CDHU, o vice prefeito Paulo Birolli, os vereadores Rogério Chamel, André Pessuto e Étore Baroni, além dos diretores municipais, mutuários e a imprensa local.

Notícias relacionadas