

O prefeito bolsonarista de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), lançou sua pré-candidatura à Presidência nas eleições de 2026. Ele deve entrar na disputa se o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tentar a reeleição no próximo ano.


“Eu tenho feito visitas fora do estado de SP. As pessoas me abordam nos aeroportos, nas ruas, um número muito grande. Eu vejo que o trabalho feito em Sorocaba está se replicando em outros estados”, disse o prefeito à CNN Brasil.
Manga diz que recebeu o apoio do deputado federal Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, e que o PRTB, partido do ex-coach Pablo Marçal, também fez um convite para ser o nome na disputa à Presidência.
O prefeito afirma que contaria com uma “mega-filiação” caso decidisse trocar de partido. Para ele, a tendência é que Tarcísio busque a reeleição e que isso abra um espaço para sua candidatura ao Palácio do Planalto.
“No vácuo da eleição sem Tarcísio e sem Jair Bolsonaro, meu nome surge como possibilidade da ‘Direita Social’, que pensa no desenvolvimento econômico, na desburocratização e com muito cuidado com o social”, prosseguiu.
Manga é conhecido como prefeito “tiktoker” por publicar vídeos curtos na plataforma sobre obras em sua cidade. Ele já virou piada no país inteiro por alguns conteúdos.
O bolsonarista também foi denunciado por racismo após publicar vídeo que simula uma abordagem policial a jovem negros e chegou a inventar, em novembro passado, que teria um encontro com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para propor um “pacto de desenvolvimento” entre o país e Sorocaba.
